O boletim Mapa de Empresas divulgou um dado inédito sobre as condições atuais das empresas no Brasil. Quase 70% das companhias em atividade são formadas por microempreendedores individuais (MEI).

Para o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, André Luiz Santa Cruz, as informações são positivas. Elas demonstram o sucesso das políticas de desburocratização e indicam que o país deixou de ser hostil ao empreendedorismo.

“O fato de ter grandes números de MEI é resultado do sucesso de política pública de formalização para quem tinha atividade informal. Não há dificuldades em abrir empresas no Brasil”, comentou Santa Cruz.

Para ele, a categoria de microempreendedores individuais é uma das mais importantes do país. Cada MEI pode contratar até um empregado, o que proporciona a geração de empregos formais; além de criarem empreendimentos que prosperam.

Categoria de microempreendedores individuais representa agilidade e facilidade

A praticidade para se tornar MEI, de acordo com o diretor, está relacionada às políticas de melhoria no ambiente de negócios. O tempo necessário para abrir um negócio ficou, no primeiro quadrimestre de 2022, em 1 dia e 16 horas.

O tempo alcançado neste ano representa uma redução de 1 dia e 13 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2021. Segundo o Ministério da Economia, esse é o intervalo mais curto da série histórica.

Ainda, de acordo com o Segundo a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, a proposta é reduzir o tempo para menos de 1 dia até o fim deste ano. Atualmente, 61,3% dos novos microempreendedores individuais alcançam esse prazo.

Menor ritmo de abertura  

Mesmo com a participação relevante dos MEI nas atividades empresariais do país, o ritmo de abertura diminuiu entre janeiro e abril, comparando com o mesmo período do ano passado.

No primeiro quadrimestre deste ano, 1.350.127 empresas foram abertas em todo o país. Um número 3,2% inferior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2021. No mesmo período, 541.884 empresas enceraram as atividades, uma alta de 23% na mesma comparação.
Um mulher sentado em frente a um notebook e com folhas de papel na mão. Imagem para ilustrar a matéria sobre Microempreendedores individuais. Crédito: Prostock-studio/shutterstock

Setores com mais microempreendedores individuais

Comparando a abertura de empresas de acordo com cada setor, área de serviços segue na frente, de acordo com o boletim. A ordem de setores com mais abertura é a seguinte:

  1. Serviços – com 48,9%;

  2. Comércio – com 32,6%;

  3. Indústria de transformação – com 9,3%;

  4. Construção civil – com 7,9%;

  5. Agropecuária – com 0,7%;

  6. Indústria extrativa mineral – com 0,1%;

  7. Outros setores – com 0,5%.


Se você tem o sonho de abrir o seu próprio negócio, conheça a trilha de empreendedorismo e veja como desenvolver as habilidades necessárias para começar o mais breve possível.

O Instituto de Longevidade MAG conta cursos de requalificação e profissionalização de forma gratuita para os seus membros. Basta se inscrever e começar, hoje, a estudar a trilha de empreendedorismo.

Clique aqui e inscreva-se agora. Comece a estudar onde e quando quiser!

Botão escrito

Leia também:

Empreendedorismo maduro: tudo o que você precisa saber para começar hoje

Saiba como funcionam as novas regras de segurança do MEI

Empreender com pouco dinheiro: quais os primeiros passos?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: