Os anos são 2020 e 2021 e um acontecimento inesperado mudou a vida de toda a população mundial. Um vírus causou uma pandemia e, com ela, instabilidade financeira em diversos países, inclusive no Brasil. Diante de um cenário de incertezas, perda de familiares e do desemprego, muitos brasileiros foram em busca de soluções. Encontraram no empreendedorismo maduro uma esperança para a renda familiar.

De acordo com o Mapa de Empresas, mais de 3,7 bilhões de novas empresas foram abertas em 2021. Entre elas, 3,5 bilhões são microempresas e 2 bilhões são microempreendedores individuais (MEI). Um reflexo do empreendedorismo como uma solução para o problema social do desemprego. No último ano, tivemos uma taxa de 11%, equivalente a 12 milhões de pessoas desempregadas, no 4º trimestre de 2021.

Uma pesquisa realizada pela Maturi, com pessoas entre 51 e 70 anos, em 2020, revelou que 38,1% dos entrevistados designaram-se como empresários e empregadores. Dos entrevistados, 32,5% trabalhavam como autônomos, profissionais liberais ou prestador de serviço. Além disso, 13,8% dos participantes começaram a empreender durante a pandemia.

Uma mulher negra, sentada em uma mesa e fazendo anotações sobe o seu negócio de empreendedorismo maduro.

Crédito: Monkey Business Images/shutterstock

O empreendedorismo maduro exige estudo e foco

A taxa de desemprego de pessoas com 50 anos ou mais, no Brasil, atingiu níveis altíssimos, no início da pandemia, em 2020. Pela primeira vez, ultrapassou 7% desde 2012, quando começa a série histórica da Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O empreendedorismo maduro, nesse cenário, surge como uma oportunidade de pessoas acima de 50 anos. Uma maneira de continuar ativo, acumular capital e reverter uma crise financeira pessoal e familiar.  

Seja pela crise ou pela busca de oportunidade, empreender exige controle, planejamento e muito estudo. Ser dono do seu próprio negócio é um grande desafio que requer dedicação e investimento financeiro.


O Instituto de Longevidade MAG conta com uma lista de cursos voltados para o empreendedorismo maduro, com o propósito de ensinar, do básico ao avançado, como abrir seu próprio negócio. Inscreva-se gratuitamente e estude onde e quando quiser!


Confira abaixo os cursos mais indicado para quem deseja começar a empreender hoje!

  • As habilidades do empreendedor e do intraempreendedor

Intraempreender diz respeito à criação de novas oportunidades dentro da sua própria empresa. O curso possui objetivo de definir os conceitos da área e desenvolver habilidades necessárias para quem empreende e quem deseja intraempreender.

  • Planejamento e decisões para empreender

Quem vive de empreendedorismo precisa estar sempre pronto para tomar decisões difíceis. Com o curso, será possível desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar os recursos com competência e inteligência.

Com as técnicas corretas, o objetivo da disciplina é ensinar a refletir sobre uma decisão eficiente. Além de instruir sobre a melhor forma de gerenciar suas variáveis.

  • Aprendendo com a excelência da Disney

A Disney oferece diversas atrações ao público e muitos ensinamentos aos empreendedores. O objetivo do curso é entender as razões pela qual a Walt Disney Company é referência mundial em serviços.

Estudando sobre o conceito de que 90% é serviço e 10% produto, o foco da disciplina é mostrar como é possível encantar os clientes. Como essa dinâmica se reflete nos resultados? Entenda no curso.

  • Estruturando a equipe

Empreender muitas vezes envolve fazer a gestão de pessoas e manter relações com fornecedores. No curso, serão abordados os instrumentos e processos interpessoais e de grupo que propiciam a cooperação e motivação da equipe.

Sejam quais forem as metas de trabalho, o planejamento, a estratégia e as noções de desenvolvimento de equipe serão o foco nesta disciplina.

  • Liderando a equipe

Gestão e liderança são fundamentais para uma empresa, independentemente de seu tamanho. No curso, os pontos básicos e essenciais para uma boa performance serão discutidos, com o propósito de potencializar o resultado das equipes.

O que um líder deve ou não fazer e como identificar situações que possam bloquear as equipes que lidera serão abordados.

  • Planejamento estratégico

Pensar e agir de forma estratégica são processos que podem melhorar a competitividade, gestão e organização de uma empresa. O objetivo do curso é fazer com que novos empreendedores compreendam o fundamento do planejamento e identifiquem tipos de planos.

Dessa forma será possível criar uma organização com estratégias bem definidas e assertivas para o negócio.

  • Administração estratégica de marketing

Qual é a importância do marketing para a sua empresa e o seu negócio? Perguntas como essa serão respondidas no curso, que tem como objetivo trazer as tradicionais orientações do marketing empresarial.

Além de pensamento estratégico, as aplicações nas operações do marketing também serão abordadas no curso.

  • A gestão de clientes

Ter um bom relacionamento com clientes, saber realizar a gestão e desenvolver a habilidade de comunicação são requisitos básicos para fortalecer a sua empresa.

O objetivo do curso é habilitar um empreendedor à gestão de clientes, com as técnicas necessárias para criar um cenário favorável para ambos.

  • Matemática financeira aplicada

Sim, a matemática está presente na vida do empreendedor e um assunto vital para os negócios. O curso, então, tem o objetivo de desenvolver os conceitos de finanças, dentro dos regimes dos juros simples e compostos.

Estudar para se manter pronto para iniciar um novo negócio é o primeiro passo para abrir a sua própria empresa e começar a empreender. Desenvolvendo os conhecimentos e habilidades necessárias para o empreendedorismo maduro é possível garantir que sua empresa comece da forma correta e bem estruturada.

Através dos cursos disponibilizados pelo Instituto de Longevidade MAG, você pode estudar gratuitamente e sem sair de casa, estando pronto para empreender. Inscreva-se gratuitamente e comece hoje!
Botão escrito

Leia também:

Empreendedorismo feminino: a mulher madura está deixando de ser invisível e começando a empreender mais

Segunda carreira: como iniciar essa jornada profissional e alcançar a satisfação pessoal e financeira?

Empreender com pouco dinheiro: quais os primeiros passos?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: