Carlos Martins Wizard, 61 anos, é um empreendedor de sucesso. Já deu aulas de português nos EUA, foi dono de uma rede de ensino de idiomas bilionária e hoje é palestrante, escritor e proprietário de grandes marcas nacionais e estrangeiras no Brasil, como Pizza Hut, KFC, Taco Bell, Mundo Verde, Wise UP, Rainha e Ronaldo Academy. Tamanha experiência com gestão, rendeu conteúdo para escrever dois livros sobre o tema: "Desperte o Milionário Que Há em Você" e o recém-lançado "Do Zero ao Milhão", ambos publicados pela BUZZ Editora.

Em entrevista concedida ao portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, o empreendedor reforça a importância de ser persistente, ter autoconfiança e não temer o trabalho – exigências presentes em suas duas obras literárias. "Sempre reforço que o sucesso acontece quando a preparação encontra a oportunidade", afirma esse avô de 16 netos.

Como sua experiência em sala de aula ajudou no sucesso do Grupo Multi?

Acredito que o sucesso do Grupo Multi [vendido à Pearson em 2013 por R$ 1,7 bilhão] se deve a vários fatores que incluem, obviamente, a experiência que tive em sala de aula nos EUA. Enquanto era estudante universitário no estado de Utah, dei aulas de português para os missionários da Igreja Mórmon. Aquele ambiente de excelência educacional me deu a base para saber o que os alunos esperavam de uma aula de língua estrangeira.

O método de ensino que desenvolvi [dividido por etapas linguísticas], e que se mostrou muito eficiente para ensinar o idioma em pouco tempo, foi um dos pontos-chave para esse sucesso. Outro fator foi termos sido pioneiros em um momento em que o Brasil despertava para a importância de expandir o negócio através do modelo de franchising.

Em sua avaliação, o que é preciso para despertar o perfil milionário em uma pessoa?

Acredito, sinceramente, que cada pessoa pode se tornar um milionário baseado em três condições: primeiro, é necessário ter o desejo de atingir esse objetivo. Ninguém fica milionário somente pelo acaso.

Segundo, não basta ter o desejo. O indivíduo precisa ter um negócio capaz de atingir o mercado em larga escala. Em terceiro lugar, a pessoa precisa seguir as regras que geram a prosperidade – as principais são autoconhecimento e persistência.

Leia também: Empreendedorismo é opção de como complementar a renda na aposentadoria

Qual é a importância da diversificação nos negócios para se tornar um empreendedor de sucesso? 

A diversificação dos negócios vem do processo de amadurecimento do empresário. É uma maneira de garantir diferentes formas de renda e uma certa segurança econômica. No primeiro momento, o empreendedor investe em um projeto pensando na sua sobrevivência, em alternativas para deixar de ser funcionário e se tornar dono de um negócio. Quando atinge um certo conforto financeiro, já expandiu e cresceu, é hora de procurar outras formas de aplicar seu dinheiro.

É necessário ter maturidade para diversificar os negócios da forma como fez, de educação, no Grupo Multi, para qualidade de vida, no Mundo Verde?

Sim, acredito que é necessário maturidade empresarial – o que não é, necessariamente, uma questão de idade. Muito mais do que idade, o empresário precisa ter conhecimento dos setores em que pretende atuar, estudar muito bem o mercado e a concorrência e ter segurança de que são setores com potencial de crescimento e não apenas modismos.

“Ter mais de 50 anos definitivamente pode ser uma vantagem para o empreendedor”

O que quer dizer com as sete chaves de ouro da prosperidade? Quais são elas?

As sete chaves da prosperidade são sete maneiras de pensar e agir que levam ao sucesso profissional e financeiro. Apresento esses conceitos de forma profunda no livro "Desperte o Milionário Que Há em Você".

Em primeiro lugar, é preciso ter autoconhecimento e se perguntar: "O que eu gosto de fazer?", "qual o futuro que eu quero para mim?", "o que eu quero deixar à minha família?" e "estou disposto a enfrentar qualquer obstáculo para atingir meu objetivo?".

Além disso, é exigido persistência, não dar ouvidos a pessoas negativas e, principalmente, ter fé em Deus. A fé sempre nos dá força e coragem para seguir em frente, e isso foi fundamental em minha trajetória.

Você disse que ser rico está ao alcance de todos. O que, então, é preciso mudar na mentalidade das pessoas?

Qualquer pessoa pode ser bem-sucedida, independentemente da idade. Entretanto, para conquistar a condição de prosperidade, é preciso realizar primeiro um trabalho de ordem emocional.

Algumas pessoas dizem: “não vou abrir meu negócio porque a economia não anda bem”, “estamos num momento de incertezas políticas” ou “há muita concorrência nesse setor”. Já o empreendedor de sucesso pensa diferente: “Se a economia não vai bem, eu vou planejar meu negócio para atender uma necessidade do mercado” ou “ter concorrência é bom, me motiva a ser melhor para atrair mais clientes que o concorrente” e “vou controlar minhas finanças para ter recursos para expandir meu negócio”. Tudo é questão de atitude.

Ter mais de 50 anos definitivamente pode ser uma vantagem para o empreendedor. O conhecimento e a vivência certamente contam a favor, em qualquer que seja o empreendimento.

“Geralmente a oportunidade aparece em nossa frente disfarçada em forma de trabalho”

Uma pessoa acima de 50 anos pode ter uma empresa de sucesso e acumular bens financeiros?

Existem muitas oportunidades para pessoas de todas as idades, desde que gostem do que façam e estejam dispostas a batalhar por seus sonhos. Eu sempre afirmo que o sucesso acontece quando a preparação encontra a oportunidade.

Porém, o que muita gente não sabe é que geralmente a oportunidade aparece em nossa frente disfarçada em forma de trabalho – e é aí que muitas pessoas desistem.

Quais são os conhecimentos necessários para ser um empreendedor de sucesso? 

Não existe uma fórmula única. O que o empreendedor deve ter em mente é que toda e qualquer informação que ele puder adquirir, desde que seja de qualidade, irá contribuir para o seu crescimento. Somos eternos aprendizes!

“O verdadeiro sucesso acontece quando você é capaz de auxiliar outras pessoas a terem sucesso também”

Qual o primeiro passo que a pessoa precisa dar após ler seu livro?

É crucial ter um objetivo bem definido em mente.  Quem não tem foco e prioridades não chega a lugar algum. Depois, é necessário criar um plano de ação de como expandir seu negócio. Em seguida, é preciso criar uma rede de parceiros, de forma que seus projetos ganhem escala.

Além disso, se una a pessoas talentosas e competentes, para transformar seu sonho individual em um sonho coletivo. O verdadeiro sucesso acontece quando você é capaz de auxiliar outras pessoas a terem sucesso também. Por fim, é fundamental o indivíduo acreditar em si mesmo e em sua capacidade de realização.

Clique aqui e conheça os cursos gratuitos de requalificação profissional oferecidos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Compartilhe com seus amigos