Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho.

A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é obrigatória para todos os profissionais com certificado de microempreendedor individual. Aqueles que se tornaram MEI em 2022, não precisam ser preocupar. Pois, para esses, a declaração anual MEI só precisará ser entregue em 2023.

A função da Declaração anual MEI é comprovar a renda da empresa. Além disso, ela é diferente da Declaração de Imposto de Renda.

Mesmo que o microempreendedor não tenha tido nenhum faturamento em 2021, a declaração ainda é obrigatória. A entrega das informações não gera nenhuma cobrança adicional, pois o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Um celular sobre uma mesa. No celular, o aplicativo da Receita Federal aberta. Ao lado do celular, uma calculadora e uma carteira. Imagem para ilustrar a matéria sobre declaração anual MEI. Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock

Como fazer a declaração anual MEI 2022?

Para declarar o lucro da empresa, basta que o MEI preencha uma ficha pelo site ou aplicativo da Receita Federal. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Em 2021, o limite para o faturamento anual passou a ser de R$ 81 mil. Logo, quem tiver um faturamento acima desse valor não poderá mais se enquadrar como microempreendedor individual.

Se o MEI não fizer a declaração até o dia 30 de junho de 2022, terá que pagar uma multa de R$ 50,00 ou de 2% ao mês sobre o total dos tributos, com um limite de 20%.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Profissional liberal e autônomo: você conhece as diferenças?

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou abrir empresa? Veja os direitos e deveres

Pronampe: crédito para MEI se torna permanente e tem novas regras

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: