O prazo para envio da declaração anual do MEI (Microempreendedor Individual) terminou em 30 de junho. Quem perdeu a data, porém, ainda pode regularizar a situação, mas terá que pagar multa. Vamos explicar como funciona e o que deve ser feito!

Quem perdeu o prazo para envio da declaração anual do MEI terá que pagar multa de 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados. O valor mínimo a ser pago é de R$ 50,00; e o valor máximo é de 20% sobre o total.

Não é preciso se preocupar com a guia para pagar a multa, pois ela é emitida de forma automática assim que a declaração anual do MEI é transmitida. 

mulher realizando declaração anual do MEI

Crédito: Kinga/shutterstock

Por que é preciso enviar a declaração anual do MEI?

A declaração anual do MEI é muito importante, independente do faturamento. Isso porque o microempreendedor que não realiza a declaração se torna devedor do Simples Nacional (DAS). Com isso, ele passa a não poder parcelar os débitos relacionados ao período que a declaração abrange. 

Além disso, também fica com os benefícios sociais bloqueados. Ou seja, se precisar de algum dos auxílios governamentais aos quais o MEI tem direito, não consegue obter.

O que é necessário para realizar a declaração

Para realizar a declaração anual do MEI, basta acessar o portal do Simples Nacional, preencher o CNPJ e continuar o processo, que é totalmente online. 

Tenha em mãos a receita total obtida ao longo do ano anterior. Quem não teve receita, deve declarar mesmo assim, prenchendo R$ 0,00 no campo relacionado. Também há um campo para marcar se o MEI teve um empregado registrado em 2021 ou não.

Ao realizar a declaração anual do MEI, o programa lista de forma automática os pagamentos mensais de tributos que foram realizados no ano anterior. Dessa forma, basta preencher a receita, informar se teve funcionário e transmitir. Não se esqueça de guardar o recibo.


Precisa de uma ajuda para controlar seus hábitos financeiros? É só baixar a nossa planilha gratuita.

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

7 vantagens de ser MEI para conhecer já 

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou ME? 

Empréstimo para MEI através do Pronampe já está liberado 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: