Centenas de cursos gratuitos estão com inscrições abertas a partir desta semana em todo o país. São cursos técnicos, profissionalizantes, pós-graduações, presenciais ou a distância, de áreas como administração doméstica, beleza, nutrição, recursos humanos e idiomas.

Veja abaixo o listão que separamos para você se manter atualizado para atuar no mercado de trabalho:

RECIFE/PE

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE) está oferecendo 73.550 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o estado. Do total, 51.590 são para cursos a distância, 10.860 semipresencial e 11.100 próprios para profissionais de educação. Não há prova de seleção e a aceitação está sujeita ao limite de vagas.

Os cursos técnicos são nas áreas de administração, recursos humanos, logística, biblioteconomia, design de interiores, desenvolvimento de sistemas, multimeios didáticos, secretaria escolar e segurança do trabalho. Setenta e sete escolas em sessenta municípios do estado irão coordenar os programas, sendo 27 na Região Metropolitana do Recife, 25 no Sertão, 17 no Agreste e oito na Zona da Mata.

Inscrições até 8 de agosto, somente pela internet, no site da Secretaria Estadual de Educação (http://www.educacao.pe.gov.br/portal/). Matrículas serão feitas presencialmente até 10 de agosto e o início das aulas está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de agosto.

Cursos de idiomas

A SEE também oferece 3.925 vagas para aulas de inglês, alemão, francês e espanhol em 33 escolas de todo o estado. Serão duas aulas por semana ao longo de dois anos, com a possibilidade de estender por mais um ano para aperfeiçoamento do idioma.

As inscrições já estão abertas para alunos das redes estadual, municipal e federal de ensino. A partir da próxima quarta-feira (1º), o público em geral também poderá se inscrever presencialmente na instituição de ensino portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Informações também podem ser obtidas com a Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (Gepem), pelo telefone (81) 3183-8620.

GUARUJÁ/SP

A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com 90 vagas abertas para cursos profissionalizantes, que serão realizados nos Centros de Atividades Comunitárias e Educacionais (Caecs). Há vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Auxiliar de Escritório.

As inscrições acontecem nos dias 6 e 7 de agosto, nos Centros de Atividades Comunitárias e Educacionais (Caecs). Os candidatos deverão portar RG (original e cópia), CPF, declaração escolar comprovando escolaridade (original e simples), certificado ou histórico escolar de conclusão do Ensino Médio.

O programa terá início no dia 13 de agosto e se estende até outubro.

NATAL/RN

Até o dia 8 de agosto, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, serão ofertadas 231 vagas para Iniciação à Informática; Operador de Micro; Vendas; Almoxarifado; Design de Sobrancelhas; Corte de Cabelo; Escovas e Penteados; Qualidade no Atendimento; Biscuit; Crochê no Grampo; Repositor de Mercadorias; Recepcionista; Promotor de Vendas; Confecção de Vassouras em Garrafa Peti. Outras 319 vagas deverão ser abertas nos próximos dias para usuários da rede socioassistencial.

Os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde e são destinados a desempregados, jovens e idosos que desejam retornar ao mercado de trabalho. Os interessados deverão se inscrever no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (unidade I e II), no Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho (unidades I e II) e no Centro De Convivência Ivone Alves.

No ato da matrícula, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, PIS, NIS (Número de Inscrição Social), Carteira de Trabalho, comprovante de residência (últimos dois meses), comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos (se o curso exigir).

BRASÍLIA/DF

Quatorze turmas gratuitas para cursos técnicos do Senai, presenciais e a distância, seguem com inscrições abertas. Ao todo, 346 vagas estão sendo oferecidas a pessoas de baixa renda nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.

As vagas são para maiores de 16 anos que já tenham concluído ou estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ato da matrícula, é necessário estar portando cópias e originais do RG, do CPF, do comprovante de residência, do comprovante de situação escolar e uma foto 3x4. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados do representante legal, também com cópias e originais do RG e do CPF.

As inscrições devem ser feitas na própria escola. Seguem abaixo os endereços:

Senai Gama: Área Especial 2 e 8, Setor Sul

Senai Taguatinga: Área Especial 2, Setor C Norte

Senai Sobradinho: Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A a F

Mais informações pelo telefone (61) 4042-6565.

SANTA CATARINA

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está oferecendo 4 mil vagas em 120 cursos gratuitos de qualificação profissional e de idiomas. Os programas acontecem nas 26 cidades com campus do IFSC: Araranguá, Blumenau, Bombinhas, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Maravilha, Massaranduba, Palhoça, Pomerode, São Carlos, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Urussanga.

Os interessados deverão se inscrever pela internet até 13 de agosto. As vagas serão sorteadas entre os inscritos. A divulgação do resultado será realizada às 18h do dia 21 de agosto, com matrícula nos dias 22, 23 e 24 de agosto.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

ESPÍRITO SANTO

O Projeto OportunidadES está disponibilizando 605 vagas em 24 cursos gratuitos de qualificação profissionalizante para moradores de Cariacica Sede, em Cariacica, e Boa Vista, em Vila Velha. As inscrições acontecem até a próxima terça-feira (31).

Oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), os cursos possuem carga horária de 40 horas e serão ministrados por professores do CEET Vasco Coutinho. As aulas acontecem no EEEFM Professor Augusto Luciano e na Montanha da Esperança, para os moradores de Cariacica Sede; na UMEF Rubem Braga e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, para os moradores de Boa Vista.

Inscrições pelo site www.oportunidades.es.gov.br. O resultado dos processos seletivos será divulgado no dia 3 de agosto no site do projeto.

SANTARÉM/PA

O programa “Pará profissional” abriu pré-inscrições para dois cursos gratuitos de qualificação na área de turismo em Santarém. Ao todo serão ofertadas 60 vagas para “Aperfeiçoamento em Ecoturismo” e “Turismo Religioso: Aperfeiçoamento e Instrutoria dos Guias de Turismo em Manifestações Católicas”.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição (disponível no edital) e enviá-la até o dia 1º de agosto para o e-mail prematricula.paraprofissional@sectet.pa.gov.br.

Clique aqui para acessar o edital.

As aulas serão realizadas no Centro Regional do Governo.

RIO DE JANEIRO/RJ

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), está com inscrições abertas para cerca de 50 cursos gratuitos, além de oficinas livres, seminários, fóruns, workshops e grupos de estudo.

Além dos programas de pós-graduação, a UnATI também oferece cursos de idiomas, informática, dança de salão, técnicas de memorização, entre outros.

As inscrições são realizadas presencialmente na UnATI (Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Bloco F, no Maracanã), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h.

Mais informações pelos telefones (21) 2334-0053 e 2334-0131.

CURSOS ONLINE PARA TODO O BRASIL

Com o objetivo de dar uma mãozinha às pessoas com 50 anos ou mais que pretendem voltar ao mercado de trabalho, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece cursos de requalificação profissional aos seus membros. São diversos cursos totalmente gratuitos e online, que podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer hora com a maior comodidade.

Entre os mais de 70 cursos, os mais acessados são:

1) Word Básico: apresenta alguns comandos básicos e dicas para facilitar a aplicação do Word no seu dia a dia.

2) Excel Básico: elaboração de planilhas simples com formatação de colunas e linhas, fórmulas simples, edição de células, operações e criação de fórmulas simples.

3) Inglês Básico: auxiliar aqueles que precisam ir direto ao ponto, ensinando o básico da comunicação sem ter que passar anos estudando a gramática inglesa. Noções do alfabeto inglês, cumprimentos e datas.

4) Comunicação Oral: apresentação dos princípios basilares da comunicação falada pessoal no contexto profissional.

5) Aposentadoria: para quem pretende levar uma vida digna após a aposentadoria, com informações sobre a preparação para a aposentadoria, considerando o aspecto financeiro.

Outros cursos:

Powerpoint, ferramentas do Google, gerenciador de e-mails, finanças pessoais, planejamento e decisões para empreender, interpretação e síntese de textos, técnicas de memorização (versão em Libras), como evitar estresse e depressão, qualidade de vida, ginástica laboral, nutrição e exercícios físicos e o coração.

Clique aqui para se inscrever em um dos cursos.

Compartilhe com seus amigos