Após dois anos de pandemia, começamos a ver movimentações de retomada em diversos setores da sociedade e o mundo corporativo é um deles.

Empresas e trabalhadores pelo mundo, que se viram forçados a adotar o modelo de trabalho 100% remoto, começam a voltar à sua rotina no escritório – que definitivamente não é mais a mesma.  

Pesquisas mostram que o modelo híbrido de trabalho, ou seja, parcialmente presencial, parcialmente remoto, é o preferido da maioria dos profissionais e das corporações. Apesar disso, esse modelo apresenta muitos desafios a serem superados. Vamos a alguns deles:

Uma reunião com um grupo presencial e um grupo remoto, em uma equipe de trabalho híbrido.

Crédito: insta_photos/shutterstock

Comunicação

Quando passamos a ter parte da equipe presencialmente e parte a distância, é natural que a comunicação flua de forma mais rápida entre aqueles que estão no escritório, o que pode deixar os colaboradores remotos à deriva sobre informações importantes. Padronizar a comunicação é fundamental.

Lideranças

No modelo de trabalho híbrido, os funcionários tendem a se distanciar do seu empregador, por isso a atuação dos líderes no engajamento e entrosamento da equipe se torna essencial. As lideranças devem fortalecer a conexão entre os colaboradores e a empresa. Além disso, a relação entre líderes e liderados deve inspirar transparência e confiança para garantir melhores entregas.

Cultura organizacional

É verdade que a cultura interna de uma organização – valores, missão e comportamento – se constrói mais facilmente quando as equipes estão trabalhando presencialmente. No entanto, não é impossível implementá-la a distância. Há várias formas de fazer isso, desde ações de integração on-line até reuniões frequentes de equipe.  

Gestão do trabalho

O formato híbrido pode muitas vezes levar os funcionários que estão trabalhando a distância a sentirem que não estão sendo valorizados ou devidamente percebidos por seus líderes e pela restante da empresa. Para evitar isso, o ideal é realizar a gestão do trabalho pelas entregas que são feitas e manter todos os canais de comunicação abertos para que qualquer colaborador possa trazer suas ideias e sugestões.

Por fim, como podemos ver, o trabalho híbrido pode ser o modelo ideal para empresas e funcionários, porém são necessários alguns cuidados e o comprometimento de todas as partes para que funcione bem. Em algumas ocasiões, regras se fazem necessárias para aproveitarmos ainda mais a liberdade de situações como essa.


Manter-se atualizado para o mercado de trabalho é fundamental para diversos profissionais. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade MAG conta com um benefício exclusivo para seus membros: cursos de requalificação. Basta inscrever-se gratuitamente e ter acesso há mais de 300 cursos para estudar online e sem sair de casa.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG. Leia também:

Empreendedorismo maduro: tudo o que você precisa saber para começar hoje

Preconceito contra a mulher no mercado de trabalho dificulta a retenção de talentos maduros

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou abrir empresa? Veja os direitos e deveres

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: