O número de trabalhadores com 70 anos ou mais vem crescendo no Brasil. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), houve crescimento de quase 23% dessa faixa no mercado de trabalho. A média de crescimento para as outras faixas foi de 9%.

Nos Estados Unidos, a tendência de crescimento do número de trabalhadores com 70 anos ou mais também é um fato. Desde a década de 80, ela vem sendo registrada. 

O cenário pode ser explicado por alguns fatores. Entre os principais está o desejo ou a necessidade de continuar gerando renda. Outro fator são os próprios avanços na medicina, que permitem que se viva cada vez mais com capacidade para o trabalho. Ou seja, há vigor físico suficiente para continuar trabalhando.

Muitos trabalhadores com 70 anos ou mais precisam de renda extraFoto: lovelyday12/Shutterstock

Muitos trabalhadores com 70 anos ou mais precisam de renda

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 1% dos aposentados é independente financeiramente. Ou seja, tem renda passiva suficiente para pagar todas as despesas. Além disso, a grande maioria da população aposentada (64%) recebe apenas um salário mínimo. 

Dessa forma, é natural que muitos trabalhadores com 70 anos ou mais estejam no mercado porque precisam complementar a renda da aposentadoria. Também há dados que mostram que boa parte dos aposentados no Brasil são chefes de família ou auxiliam nas contas da casa.

Mas o envelhecimento da população e a necessidade de continuar no mercado de trabalho não é algo que acontece apenas no Brasil como dissemos. Uma pesquisa da AARP com pessoas de 50 anos ou mais descobriu que 42% estão trabalhando na aposentadoria ou acham que precisarão trabalhar  por motivos financeiros. 

A taxa de pobreza para pessoas com pelo menos 65 anos nos Estados Unidos aumentou de 8,9% em 2020 para 10,3% em 2021, de acordo com dados do Census Bureau. A taxa em 2021 é superior aos 8,7% de 2011.

Já no Brasil, 80% da população está endividada e cada vez mais se torna complicado depender do governo. Um levantamento realizado no começo do ano mostrou que menos de 800 pessoas ganhavam o teto (pouco mais de R$ 7 mil) do INSS dentre os 32 milhões de pagamentos realizados. A média recebida pelos aposentados brasileiros é de R$ 1.500. 

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

A importância dos estímulos criativos para os 50+ 

Trabalho autônomo após a aposentadoria: da aviação para o mercado pet 

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: