Sonhos não têm idade, tampouco envelhecem! E foi acreditando nisso que os produtores do programa The Voice Brasil, exibido pela Rede Globo, decidiram realizar uma edição especial totalmente voltada para cantores e cantoras com mais de 60 anos de idade, o The Voice +.

O programa, que estreia na tarde do próximo domingo (17), promete emocionar o público de todas as idades com os 48 talentos da maturidade que estão na disputa.

“Boa música é atemporal e não existe limite quando falamos sobre a realização de sonhos”, destaca o diretor artístico do programa, Creso Eduardo Macedo, em entrevista ao portal G1.

“As pessoas estão vivendo mais e melhor - há quem brinque inclusive que os 60 são o novo 40. Mas o que mais queremos é ser um palco para quem ainda tem sonhos e muita energia. Essa é a principal força do nosso The Voice + e desses artistas que escolheram a gente", completa.

Experimentar o gostinho do sucesso após os 60 anos de idade não é coisa que acontece todos os dias, nem com qualquer pessoa. Mas também não será um privilégio dos participantes do The Voice +. Veja, a seguir, alguns casos de famosos que só conheceram o sucesso após os 60 anos e que valem a pena ser relembrados com muito carinho.

Famosos que conheceram o sucesso após os 60 anos

Palmirinha Onofre

Palmirinha - The Voice +Nascida em 29 de junho de 1931, em um sítio na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, só foi conhecer o sucesso com pouco mais de 60 anos, na década de 1990, quando finalmente estreou seu próprio programa.

Até então, Palmirinha teve uma vida de muitas privações devido à sua condição social. Vendia bolos e salgados para o sustento da família, até que recebeu um convite para ser entrevistada no programa da Silvia Poppovic.

Depois disso, Palmirinha foi parar no “Note e Anote”, a convite da apresentadora Ana Maria Braga, onde ficou por cinco anos, até ganhar seu próprio programa, o TV Culinária, na TV Gazeta, onde ficou por 13 anos.


"Eu não tinha nem roupa", conta Palmirinha em entrevista exclusiva para o portal do Instituto de Longevidade. Clique aqui para ler. 


Cartola

Angenor de Oliveira, o Cartola, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro do Catete, em 11 de outubro de 1908. Ainda menino, aprendeu a tocar violão e cavaquinho com seu pai e logo tomou gosto pelo samba. Abandonou os estudos, tendo cursado apenas o primário, e aos 15 anos foi trabalhar como ajudante de pedreiro. O apelido “Cartola” surgiu devido a um chapéu coco que ele usava para proteger a cabeça do pó de cimento.

Mesmo sendo o fundador da Estação Primeira de Mangueira, uma das principais escolas de samba do Rio, e tendo composto, ao longo de toda a sua vida, diversos sambas que são considerados por músicos e críticos como os mais belos da música brasileira, Cartola só foi gravar o seu primeiro disco-solo em 1974, aos 66 anos de idade.

Recheado de pérolas como As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho, Acontece, O Sol Nascerá, Quem Me Vê Sorrindo, Cordas de Aço, Alvorada e Alegria, o disco fez a carreira de Cartola finalmente decolar.

Cora Coralina

Cora Coralina - The Voice +A mais nobre poeta e contista de Goiás, Cora Coralina viveu como Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (seu nome de batismo) até os 50 anos de idade, quando decidiu assumir de vez seu pseudônimo.

Embora escrevesse desde a adolescência, tendo vários de seus poemas publicados em jornais da região, foi somente em 1965, aos 76 anos de idade, que Cora Coralina publicou o seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais.

Seu pouco conhecimento das regras gramaticais fez com que a escritora priorizasse mais a mensagem do que a forma. Críticos defendem que é daí que vem a profundidade e a beleza de seus versos. Dona de uma escrita simples, mas muito poderosa, Cora Coralina é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras.

Hilda Rebello

Dona Hilda Rebello - The Voice +Nascida no Rio de Janeiro em 1924, a queridinha das novelas Hilda Rebello iniciou sua carreira artística aos 64 anos de idade ainda como atriz amadora. Com a ajuda do filho, o ator e diretor Jorge Fernando, Dona Hilda, como era conhecida, só se profissionalizou aos setenta anos.

O feito garantiu à Dona Hilda um registro no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a atriz que começou a carreira com idade mais avançada.

Ao todo, participou de 20 novelas, 12 minisséries e 5 filmes. Em 2006, ganhou o Prêmio Bennett Mulher, uma iniciativa do Instituto Bennett que homenageia mulheres brasileiras em todos os campos de atividade.


José Saramago

José Saramago - The Voice +O escritor português José Saramago já havia publicado ao longo de sua vida alguns poucos livros de prosas e versos sem muito sucesso. Trabalhou como serralheiro mecânico, funcionário administrativo e técnico editorial.

Mas foi somente em 1982, aos 60 anos de idade, que o lançamento de “Memorial do Convento” lhe rende o reconhecimento do mercado literário, e Saramago passa então a exercer exclusivamente o ofício de escritor até a sua morte em 2010, aos 87 anos.

Ao longo de toda a sua carreira, escreveu 18 romances, 3 crônicas, 5 peças teatrais, 3 contos e 3 poesias, além de outros ensaios. Entre suas premiações, destacam-se o Prêmio Camões (1995), distinção máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa, e o Nobel de Literatura (1998), o primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa.

Alzira Ramos

Vó Alzira - The Voice +Você pode até não conhecer esse nome. Mas com certeza, já provou um de seus deliciosos bolos. A fama de Alzira Ramos, a Vó Alzira, só começou aos 60 anos quando perdeu a mãe e se viu desempregada. O dinheiro que vinha da fábrica de pipocas do marido era pouco e não dava para pagar todas as contas da casa.

Foi quando ela recebeu o pedido de um conhecido para fazer um bolo que seria vendido em seu botequim. No dia seguinte, a encomenda dobrou. Novos pedidos foram chegando, até que a produção artesanal se modernizou, dando lugar a uma das mais bem sucedidas franquias nacionais.

Hoje, a Fábrica de Bolos Vó Alzira conta com mais de 230 lojas espalhadas pelo país.


Que tal organizar as finanças para ter um 2021 tranquilo? O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon preparou uma planilha exclusiva gratuita para você baixar, imprimir e preencher. Ela irá te ajudar a manter o controle das suas contas mês a mês, auxiliando no seu planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo. Então, para começar 2021 com o pé direito, que tal baixar grátis nossa planilha financeira pessoal?

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: