Você se lembra dos velhos tempos, quando tudo era mais tranquilo, as horas passavam mais arrastadas e nos virávamos muito bem com a pouca tecnologia que tínhamos à nossa disposição? Pois é, desde o advento da internet na década de 1990, a tecnologia evoluiu vertiginosamente, causando grandes transformações nas formas de nos comunicarmos e, principalmente, de nos relacionarmos uns com os outros.

Alcançamos uma velocidade nunca antes imaginada: não precisamos mais esperar o carteiro chegar trazendo as contas e mensagens dos amigos, nem precisamos folhear as enciclopédias empoeiradas em busca de conhecimento. As notícias, que antigamente só chegavam atualizadas no jornal do dia seguinte, hoje apitam instantaneamente em nossos celulares.

O Instituto de Longevidade oferece curso de inglês gratuitamente para seus associados. Cadastre-se agora!

A mesma velocidade se reflete nas tecnologias utilizadas em quase todas as áreas, tornando as produções mais ágeis, as linhas de montagem mais eficazes, as distâncias mais curtas, as refeições mais práticas e os sons e imagens mais limpos. Uma infinidade de maravilhas modernas que, se de início nos faziam brilhar os olhos e agradecer aos deuses por tamanha praticidade, hoje já estão completamente inseridas em nosso cotidiano.

Mas tudo na vida tem um preço, e um dos que a sociedade terá de pagar é o desaparecimento de algumas atividades, antes tão promissoras e geradoras de empregos, hoje obsoletas e substituídas pela tecnologia. O portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon conversou com especialistas e preparou uma lista de profissões que desaparecerão nos próximos anos. Confira abaixo!

1) Operador de Telemarketing – empresas em todo país já estão disponibilizando atendimento digital, sem a necessidade de interlocução física e humana.

2) Elaborador de Obrigações Fiscais – com a integração das informações disponíveis entre órgãos públicos e privados, os cálculos passam a ser automatizados.

3) Relojoeiro (Reparador de Relógios) – instrumentos mecânicos estão deixando de existir com os avanços da tecnologia.

4) Árbitro (Juiz de Futebol) – o uso da tecnologia nos esportes, aos poucos, vem substituindo a presença dos árbitros nos campos e, consequentemente, as falhas humanas.

5) Trabalhadores Rurais – o aprimoramento das máquinas agrícolas vem causando a substituições de vários trabalhadores por um único equipamento.

6) Arquivista – Livros e documentos, aos poucos, estão deixando o meio físico para se tornarem apenas virtuais. Com sistemas de armazenamento cada vez mais simples e acessíveis, profissionais de arquivo não serão mais necessários no mercado de trabalho.

7) Caixa (Bancário) – as agências estão investindo no autoatendimento, com a evolução dos sistemas de segurança, e no atendimento por internet e telefone. A tendência é que as agências deixem de existir.

8) Corretor de Imóveis – a internet possibilita uma maior exposição dos anúncios de imóveis e até mesmo a realização de um tour virtual no local. Em breve, a figura do corretor não será mais necessária para a venda dos imóveis.

9) Digitador – plataformas digitais cada vez mais modernas realizam automaticamente a leitura e a digitalização de documentos, com maior facilidade e qualidade.

10) Estatístico – computadores velozes e cada vez mais possantes realizam os cálculos com infinita rapidez e precisão.

Leia também

Municípios brasileiros sofrem com surto de conjuntivite

Dia das mulheres: entenda por que elas vivem mais que os homens

Compartilhe com seus amigos