Você conhece as diferenças entre profissional liberal e profissional autônomo? É comum as pessoas fazerem certa confusão com relação aos termos, por isso vamos explicar!

Um profissional liberal é aquele que tem formação em determinada área. Ele pode, inclusive, ter um registro de classe ou ordem como o Sindicato dos Jornalistas (no caso de jornalistas), o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (no caso de arquitetos) ou a Ordem dos Advogados do Brasil  (no caso de advogados).

Como profissional liberal, ele pode trabalhar registrado, mas também pode atuar de forma autônoma. Ou seja, prestando serviços para empresas ou para pessoas físicas. Nesse caso, pode pagar à parte tributos como Imposto de Renda (IR) e INSS. Também precisa pagar, se necessário, as taxas de órgãos sindicais e conselhos vinculados à sua profissão.

Alguns exemplos de profissionais liberais, além dos que já foram citados anteriormente, são: dentistas, advogados, médicos, contabilistas,etc.

Crédito: Ground Picture/Shutterstock

E o que significa ser um profissional autônomo?

Já um profissional autônomo é aquele que não precisa de formação específica nem regulamentações para trabalhar. É o caso de pintores, vendedores ou eletricistas, por exemplo.

Profissionais liberais também podem trabalhar de forma autônoma. Neste caso, não há vínculo empregatício nem direitos como férias ou décimo terceiro salário. 

É importante entender que, em ambos os casos, quando não há registro em carteira e a instabilidade no trabalho é maior, se torna ainda mais importante a realização de um planejamento financeiro por esses profissionais. 

Profissional liberal e profissional autônomo precisam se planejar 

A formação de uma reserva de emergência é essencial para começar. Isso porque se houver imprevistos financeiros, como uma perda de trabalho de uma hora para a outra, esse profissional não terá que recorrer a empréstimos bancários nem pagar juros exorbitantes para continuar pagando as contas até conseguir se recolocar.

Outro ponto importante é a proteção de capital. Profissionais autônomos em geral precisam ser ainda mais precavidos com relação a isso. Vale pensar em um bom seguro de vida, que englobe proteção para acidentes pessoais e até diárias hospitalares, assim como avaliar a contribuição para produtos voltados à aposentadoria. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou ME? 

Programa de aceleração impulsiona negócios de empreendedores 50+ 

Contribuição atrasada: novas regras do INSS para autônomos e MEI 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: