A Mindsight, startup focada em soluções para RH, realizou uma pesquisa para saber como anda o mercado de trabalho em meio à pandemia de Covid-19. A empresa ouviu cerca de 5,8 mil profissionais, dos quais 57% estão desempregados e em busca de recolocação. Os resultados da pesquisa mostraram que 85% das pessoas tiveram seus planos de carreira afetados pela crise sanitária.

Com relação ao avanço na carreira, 73% se disseram incomodados com o ritmo com que as coisas estão acontecendo, 25% acham que a carreira segue em ritmo normal e 2% acreditam que estão avançando de maneira acelerada.

Um terço dos entrevistados se declararam atualmente empregados, mas buscando novos desafios profissionais. Os autônomos somam 10% do total (todos afirmaram estar em busca de um emprego fixo).

Entre as mulheres que responderam à pesquisa, 77% acreditam que a carreira esteja estagnada ou avançando com velocidade inferior à desejada. Entre os homens, o percentual é de 69%. Elas também tiveram a autoestima no âmbito profissional mais afetada que os homens: 51% sentiram esse efeito devido à pandemia. Entre os homens, esse índice é de 40%.

De acordo com a analista de RH Monica Meira, a pesquisa só confirma uma insatisfação geral que vem se instalando no mercado já muitos anos e que se intensificou com o início da pandemia.

“Muitas pessoas não entenderam ainda o real sentido dessa pandemia e a culpam por crises em empregos e em relacionamentos. Muito pelo contrário, a pandemia veio para nos tirar da nossa zona de conforto, sacudir a poeira e nos fazer buscar aquilo que realmente queremos”, defende a especialista.

“O número de pessoas que não estavam satisfeitas com suas profissões, mas que faziam isso apenas pelo salário ou pela estabilidade, é algo inimaginável. Agora que a pandemia está obrigando a nos encararmos no espelho, sem máscaras, sem disfarces, está cada vez mais difícil manter essa situação. É a hora de se profissionalizar e direcionar a sua carreira de acordo com o que te faz feliz”, aponta Monica.

E para ajudar a dar um gás nos seus planos de carreira, separamos abaixo 5 dicas para você usar em suas próximas entrevistas de emprego, na prospecção de novas oportunidades e até mesmo no seu dia a dia. Aproveite!

5 dicas para ajudar no seu plano de carreira

Esteja aberto a novas oportunidades

Muitas vezes, estamos em busca de uma nova oportunidade de emprego, mas as oportunidades que nos surgem são bem diferentes das que idealizamos. Isso pode ser a vida mostrando que há outras possibilidades que também podem ser muito vantajosas. Não desperdice essas oportunidades. Mesmo que você não tenha experiência nessa nova área, aceite novos desafios e esteja sempre disposto a aprender algo novo.

Aprenda algo novo todos os dias

Como já dissemos, em meio a uma crise sem precedentes em que o mercado de trabalho não está reagindo tão bem quanto gostaríamos, é importante estar atento às oportunidades que surgem à nossa frente. Profissionais de recrutamento e seleção, hoje em dia, já nem estão mais tão interessados em formações e diplomas, ou as chamadas hard skills. O foco desses caçadores de talentos hoje está nas qualidades psicológicas dos candidatos. E nesse contexto, algumas soft skills têm ganhado muito destaque, como resiliência e empatia. Esteja disposto a aprender sempre e, principalmente, mostre-se aberto a compartilhar todo o conhecimento adquirido.

Valorize a experiência

Repetindo: não dê mais tanta atenção a títulos, certificados e diplomas. Na hora de preparar o seu currículo ou de participar de uma entrevista de emprego, valorize suas experiências profissionais. Traga situações em que a sua atuação foi fundamental para a solução de problemas, cite ideias suas para a melhoria de processos e de que forma a sua contratação pode trazer ganhos para a empresa.

Esteja sempre em dia com a tecnologia

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o profissional que desejar se manter ativo e competitivo no mercado de trabalho deverá obrigatoriamente se abrir a esse conhecimento, independentemente de sua idade ou função. Empresas hoje buscam profissionais que se envolvem em vários projetos e que são capazes de resolver problemas de diferentes setores com ideias inovadoras e práticas. É preciso derrubar muros, paredes e barreiras. E, para isso, conte com a tecnologia.

Planejar é preciso

 Em seu samba “De qualquer maneira”, o compositor carioca Noel Rosa já lançava um alerta, lá nos idos de 1935: “Quem tudo olha, quase nada enxerga”. O alerta pode servir para várias situações do nosso dia a dia. Mas aqui, especificamente, pegaremos o fragmento para falar de planejamento. Se você não se planeja, não traça uma meta, um objetivo, uma finalidade, você não vai chegar a lugar algum. Por isso é importante ter foco, objetivo, olhar para o norte e caminhar em direção a ele. Seja na vida profissional ou na vida financeira, trace planos a médio e longo prazo e siga em frente. O que você não pode fazer é ficar parado.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também:

Aumento de salário: 3 perguntas para você fazer a si mesmo antes de pedir ao seu chefe

Home office: veja 5 erros que podem comprometer a sua produtividade durante a pandemia

5 sites que vão te ajudar a encontrar vagas para trabalhar de casa

5 aplicativos curiosos para você ‘dar um up’ na sua produtividade no home office

Além do currículo: como se preparar para uma entrevista de emprego

Emprego para mulheres: pandemia fecha mais de 64 milhões de vagas; perda de renda chega a US$ 800 bi

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: