No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, ter uma vaga no mercado é o desejo de muitos brasileiros. Mas e quem já ocupa uma vaga e acredita que está ganhando menos do que deveria? Como saber que é o momento de pedir aumento de salário?

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o primeiro ponto a ser avaliado ao pedir aumento de salário é o momento vivido pela empresa. “Se as condições forem conturbadas, com resultados ruins e demissões acontecendo, talvez não seja a melhor oportunidade para solicitar um aumento. No entanto, se o cenário for o oposto, com resultados em crescimento e novos funcionários sendo contratados, as chances de ter uma resposta positiva aumentam”, explica.

Uma vez avaliado o cenário em que se encontra a empresa, é preciso entender qual o impacto do próprio trabalho nos resultados dela. “Quando você pedir aumento, é necessário justificar esse pedido de alguma maneira. Mencionar os próprios problemas financeiros raramente traz bons resultados, então opte por destacar as conquistas positivas que foram adquiridas através do seu trabalho. Mostre os pontos de crescimento que o seu trabalho proporcionou à empresa”, diz.

ícone representando alguém que vai pedir aumento de salário

Crédito: eamesBot/Shutterstock

Pedir aumento de salário requer diálogo

Algo importante é que quanto mais aberto o diálogo entre trabalhador e empresa, mais fácil fica pedir aumento de salário. Entender o contexto da empresa, a importância de seu trabalho e as expectativas futuras são muito importantes. 

O diálogo franco e aberto sempre ajuda a entender o que acontece hoje e as possibilidades de ter seu pedido atendido ou não. Pode ser que, ainda que não seja possível ganhar um aumento de salário no momento atual, sua liderança leve o pedido em consideração assim que possível. 

“Minha recomendação para esse tipo de situação é agir com transparência. Mesmo que não seja o momento ideal para pedir um aumento, é preciso ter uma conversa franca e direta com o seu chefe. Se você construiu uma boa relação ao longo dos anos, conversando sobre diversos assuntos cotidianos durante os dias de trabalho, não será tão complicado trazer esse assunto à tona e pedir uma remuneração maior”, revela.

Lembre-se também de mostrar o quão integrado está dentro da empresa. Um aumento de salário também costuma gerar novas expectativas por parte do empregador. “As companhias querem ver brilho no olhar e atitude, seja para pedir um aumento ou até mesmo um emprego. Esse é o momento ideal para provar aos gestores que você pode e quer ajudar nos resultados da empresa”, finaliza.

Check in do aumento de salário

  • Verifique se o que ganha realmente está defasado seja com relação às funções que realiza.

  • Avalie a situação atual da empresa. Ela está crescendo e contratando ou está demitindo, por exemplo?

  • Avalie a importância de sua função na empresa. Quais retornos você possibilita e quais são as expectativas?

  • Você tem liberdade para falar o que pensa? Construiu uma relação com diálogo aberto com sua liderança?

  • Está pronto para receber um “não” ou um pedido de espera com relação ao aumento de salário?


Estar preparado para o mercado de trabalho é fundamental para quem deseja se qualificar ou mesmo requalificar. Torne-se membro do Instituto de Longevidade MAG e tenha acesso a diversos cursos que irão te ajudar na recolocação profissioal. Esteja pronto para as futuras entrevistas de emprego e mude o futuro de sua carreia, estudando gratuitamente e sem sair de casa.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.


Leia também:

Golpe do falso emprego: como se proteger

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou ME? 

Empreendedorismo sênior de olho nas oportunidades 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: