Estar no mercado de trabalho é uma preocupação sua hoje? E como será daqui a alguns anos? Você vem se planejando?

Cada vez mais profissionais pensam em se manter ativos por mais tempo no mercado de trabalho. Porém, nem sempre se preparam para isso. Confira a seguir dicas para ter uma carreira mais longeva.

Profissionais querem permanecer mais tempo no mercado de trabalho

Dados do relatório Novo Pacto Social: Empregadores Amigáveis a Todas as Idades apontam que, para a maioria dos profissionais, a aposentadoria não é mais sinônimo de parar de trabalhar de uma hora para a outra.

“Os trabalhadores hoje querem cada vez mais uma transição gradual para a aposentadoria. Apenas 34% dos ouvidos preveem parar imediatamente o trabalho ao entrar na aposentadoria”, explica Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

O documento foi lançado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon a partir de uma pesquisa global com profissionais de 15 países. O estudo foi desenvolvido pelo Instituto em parceria com o  Aegon Center for Longevity and Retirement (ACLR) e o Transamerica Center for Retirement Studies. Foram consultados 14,4 mil trabalhadores e 1,6 mil aposentados.

Para conquistar uma carreira mais longeva, é preciso estar preparado. Conforme aponta o relatório, o aprendizado e o desenvolvimento contínuos ao longo da vida são fundamentais para manter a empregabilidade no local de trabalho.

“O aprendizado ao longo da vida e a manutenção das habilidades atualizadas permitem que os indivíduos trabalhem mais e aumentem a possibilidade de se aposentar em fases. Por sua vez, permanecer economicamente ativo por mais tempo permite que os indivíduos continuem economizando habitualmente e acumulando mais para a aposentadoria”, explica o documento.

Cada vez mais profissinais querem se manter ativos por mais tempo no mercado de trabalho | Foto: fizkes

Especialista traz dicas para se manter ativo no mercado de trabalho

Andreza Silva é especialista em carreira e processos empresariais. A pedido do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, ela trouxe cinco dicas para quem pretende estender sua participação no mercado de trabalho. Confira!

  • Ficar atento a sinais de obsolescência

O profissional deve ficar atento a sinais de que possa estar ficando para trás na empresa e no mercado de trabalho. “Um deles é perceber que está por fora dos assuntos mais pertinentes e atuais da área em que atua e ser incapaz de contribuir para soluções ou conversas estratégicas”, alerta a especialista.

  • Ser protagonista do seu desenvolvimento profissional

Por um lado, as empresas que investirem no desenvolvimento de seus profissionais vão ser capazes de atrair e reter mais talentos. Por outro, o trabalhador também pode e deve investir em si mesmo independente da empresa na qual trabalha.

“Deixar de se desenvolver por acreditar que é responsabilidade da empresa investir no profissional já é algo ultrapassado. As empresas podem sim contribuir, mas é necessário cada um assumir o protagonismo em sua jornada profissional”, opina Andreza Silva.

  • Aprender em qualquer situação

Não é só na sala de aula que é possível adquirir novas habilidades. Quer se  manter por mais tempo no mercado de trabalho? Então, esteja disposto a aprender o tempo todo e em qualquer situação. Para a especialista, é preciso “se tornar um eterno aprendiz e estar disposto a aprender em diversas situações: formais e informais”.

  • Ir além das competências técnicas

Você já ouviu falar das soft skills? São competências pessoais comportamentais, diferentes das competências técnicas, que fazem a diferença no trabalho. Dentre alguns exemplos estão a resiliência, capacidade de adaptação e controle das emoções.

Essas competências são cada vez mais valorizadas pelas empresas, em alguns casos até mais do que as competências técnicas. “É preciso se libertar de paradigmas do tipo “essa é a profissão que escolhi e tenho que fazer isso para sempre” e “meu diploma me define”. Até porque seu diploma já não significa nada para muitas empresas, como Nubank ou Google, que já dispensam o diploma para contratar seus colaboradores”, destaca.

  • Estar conectado

É importante entender quais são as tendências para a área que atua, considerando tecnologias, comportamentos de consumo e mudanças que podem ocorrer devido a diversos fatores. Neste sentido, a especialista destaca o papel das redes sociais na internet. “As redes sociais, se bem administradas, te ajudam a estar por dentro das mudanças e movimentos previstos”, explica a especialista.

Porém, quando falamos em “estar conectado” também é importante considerar as conexões humanas. Uma boa rede de relacionamento é fundamental para o profissional que quer se manter ativos por mais tempo no mercado de trabalho.  “Busque uma rede de apoio 'antenada' às tendências, participe de capacitações, esteja conectado”, recomenda Andreza.


Viu como é importante atualizar os seus conhecimentos para permanecer ativo no mercado de trabalho? Então, não perca tempo: aproveite nossos cursos gratuitos e on-line para se capacitar!


Leia também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: