Nunca se viveu tanto quanto agora. Enquanto a pirâmide etária se inverte, fazendo com que as pessoas vivam mais, a relação de vida e trabalho muda aos poucos. A longevidade no trabalho tem diversos significados. E, para Carlos Eduardo, analista de contabilidade sênior da MAG Seguros, escolher continuar trabalhando é uma questão de gratidão, uma construção pessoal e uma relação familiar.

Aqueles que nasceram entre 1945 e 1964, também conhecidos como Baby Boomers, costumam apresentar uma característica em comum: no trabalho, prezam pela estabilidade e por serem reconhecidos pela sua experiência.

Uma pesquisa realizada pela Pin People, plataforma de gestão de experiência do colaborador, em 2021, revelou o comportamento de trabalho de diferentes gerações. Segundo o estudo, 64% dos Baby Boomers pretendem permanecer mais de cinco anos na empresa. Ou seja, a expectativa de permanência dos 50+ nas instituições é maior do que as dos profissionais mais jovens.

Dessa forma, construir a carreira e uma trajetória de vida se tornam propósitos complementares. A longevidade no trabalho é natural e também uma escolha. Afinal, se vivemos mais, por que não continuar trabalhando? Com Carlos Eduardo Soares Baptista, a longevidade no trabalho segue em construção.

Há 56 anos fazendo uma escolha

Para muitas pessoas, começar a trabalhar cedo é uma necessidade e a única opção. Aos 18 anos, Carlos Eduardo começou um novo desafio em sua vida. Seu pai acabava de falecer. Para cuidar da família e dos seus cinco irmãos, ter uma assinatura na carteira de trabalho era fundamental.

O equilíbrio financeiro do lar retornou aos poucos, trazendo esperando nesse momento difícil. Por outro lado, mais desafios começaram.

“Eu trabalhava, mas não de carteira assinada. A primeira coisa que meu tio, que me indicou, disse foi para eu cortar o cabelo. Ele me ajudou muito e ainda está vivo. Tem 90 anos. Depois ele falou ‘Daqui para frente, você se vira. A oportunidade está dada’. Não me esqueço disso.

Eu pegava 8:30. Logo no primeiro dia, cheguei 11 horas da manhã por causa de um engarrafamento. Como eu nunca trabalhei em empresa grande, sempre fiz bico, fiquei realmente muito preocupado.”

Mesmo que o início não tenha sido perfeito, permanecer como um colaborador da MAG Seguros, empresa na qual Carlos Eduardo ainda trabalho, foi uma escolha. Até porque, quando a relação entre funcionário e instituição é construída aos poucos, a história da empresa começa a fazer parte de sua vida.

São 46 anos de longevidade no trabalho e de uma construção entre Carlos Eduardo e MAG Seguros.

“A empresa é tudo o que eu tenho hoje. Eu agradeço a MAG Seguros.”

Família, o pilar da longevidade no trabalho de Carlos Eduardo

O motivo do início da carreira de Carlos Eduardo foi o momento difícil em que sua família passava. E ela sempre teve um peso muito grande nas escolhas. Aos 18 anos, o sustento financeiro da casa e dos irmãos era seu propósito. Hoje, com 64 anos e mais estabilidade, ele é o responsável financeiro por sua neta, dando suporte aos seus filhos.

“Se eu parar de trabalhar, o que vou fazer? Porque eu penso muito na família.”

Carlos Eduardo tem dois filhos e três netas. Sendo o responsável financeiro pela neta mais velha, de 15 anos, é ele quem paga o colégio, o plano de saúde e algumas necessidades básicas.

“Se ela precisar de alguma maquiagem, eu vou lá e dou o dinheiro para ela.”

Para cuidar da gestão de uma casa, é preciso ter planejamento financeiro. E pensar no presente como conquistar a Longevidade Financeira para o futuro deveria ser um plano de vida para todos.
Carlos Eduardo recebendo a premiação por estar há mais de 40 anos no evento MAG Day. Imagem para ilustrar a matéria sobre longevidade no trabalho. Crédito: Distribuição MAG Seguros/ Edição: Alex Oliveirak

Mas, afinal, por que continuar trabalhando?

A aposentadoria, culturalmente, é vista como um momento de descanso. Após tantos anos de trabalho, essa a hora de relaxar e aproveitar a vida. Contudo, viver por mais tempo já é um fato. O trabalho, nesse cenário, oferece diversas funções, entre as principais:

  • Manutenção da renda,

  • Interação social,

  • Sensação de utilidade.

Quando o gestor de Carlos Eduardo disse que não queria que ele se aposentasse, mesmo que, segundo o INSS, já fosse o momento, ele ficou feliz. Segundo o colaborador longevo da MAG Seguros, que se aposentou há 11 anos, as pessoas até diziam que se ele saísse da empresa, poderia morrer.

Exageros a parte, ao se sentir útil, integrante de uma equipe e tendo a estabilidade para dar suporte financeiro à sua família, ele preferiu permanecer na construção de sua longevidade no trabalho.

“Para que você vai ficar em casa, sem fazer nada? Eu não sei ficar parado. Por isso, se eu sair, não sei o que vou fazer.”

Contudo, permanecer na MAG Seguros também envolve outras questões, como benefícios e a possibilidade de fazer pequenos investimentos para o aumento de seu capital. Ensinamentos que surgiram dentro da cultura de sua empresa.

Essa mentalidade começou, há alguns anos, quando o seu gerente o questionou sobre o que ele estava fazendo para ter uma renda garantida no futuro. O superior, então, o mostrou os benefícios do fundo de pensão da MAG Seguros e, a partir disso, além da longevidade no trabalho, Carlos Eduardo começou a construção da Longevidade Financeira.

“Eu tenho uma anotação que faço todos os meses. Coloco em uma folhinha tudo o que vou pagar. O que sobra, eu coloco na poupança. Assim, você se planeja.”

A longevidade no trabalho também está relacionada as relações intergeracionais

Estar há 46 anos como colaborador da MAG Seguros permitiu que Carlos Eduardo conhecesse e trabalhasse com muitas pessoas. Algumas mais velhas e experientes, outras mais novas. Essa interação entre as gerações também foi essencial para o crescimento do analista de contabilidade.

Segundo Carlos Eduardo, todos, assim como a empresa, o ensinaram e ajudaram muito durante diversos processos. Seja a indicação de seu tio, o posicionamento de seus gestores ou mesmo dos colaboradores que atuaram com ele.

“As pessoas te ajudam e eu também ajudo as pessoas. Crescemos juntos. Todo mundo se ajuda.”

O futuro é agora

Para Carlos Eduardo, o conselho para quem deseja construir a longevidade no trabalho é se aprimorar o máximo possível dentro da empresa. Fazer cursos, estudar outras línguas, fazer uma faculdade.

Além disso, ele aconselha que não desanimem. Pois, mesmo que haja pontos negativos, sempre haverá coisas boas durante a carreira. E, para crescer e conquistar cargos de liderança e reconhecimento, é preciso estar pronto. Afinal, como ele mesmo disse:

“O dia passa muito rápido e o futuro está bem próximo.”


O crescimento profissional é uma construção que une objetivos e aperfeiçoamento. Inscreva-se e faça parte do time de membros do Instituto de Longevidade MAG para ter acesso a diversos cursos de requalificação. Esteja pronto para impulsionar a sua carreira profissional e conquistar a sua longevidade no trabalho.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.


Leia também:

Entrevista de emprego após os 50 anos: como se reinventar para o mercado de trabalho?

Empreendedorismo maduro: tudo o que você precisa saber para começar hoje

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou abrir empresa? Veja os direitos e deveres

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: