Ao faltar no trabalho, o indivíduo pode prejudicar as suas funções e comprometer o seu salário. Isso porque faltas não justificadas resultam em desconto de pagamento. Além disso, para receber integralmente, é necessário o compromisso em frequentar o ambiente de trabalho todos os dias.

No entanto, quando imprevistos acontecem, o funcionário tem o direito de se ausentar. Por lei, é permito faltar no trabalho e não ser descontado. A regra está prevista pelo artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que trata das faltas justificadas, sem qualquer prejuízo ao salário.

12 motivos que o trabalhador pode faltar no trabalho sem ser descontado

1. Falecimento

É permitido faltar no trabalho por até dois dias no caso de perda de esposa/marido, pais, filhos, irmãos e pessoas que dependam economicamente do funcionário.

2. Casamento

Para esse caso, é permitido se ausentar até três dias do trabalho. Contudo, a falta considera dias corridos. Então, se o casamento for no sábado, o domingo também será considerado.

3. Nascimento

Para as mães, a licença maternidade permitida é de 120 dias. Para o pai existe a licença paternidade, são apenas cinco dias corridos.

4. Doação de sangue

É permitido ao trabalhador faltar o trabalho uma vez por para doar sangue. Mas é necessário comprovar que realmente fez a doação.

5. Tirar o título de eleitor

De acordo com a CLT, o funcionário que vai se alistar como eleitor pode se ausentar do trabalho por até dois dias consecutivos.

6. Ser mesário voluntário

Quem é convocado para trabalhar como mesário será compensado com duas folgas por dia trabalhado. Elas podem negociadas com a empresa.

7. Serviço militar

O processo de alistamento é obrigatório para todos os homens no país. Sendo assim, qualquer convocação do serviço militar permite a ausência no trabalho. Segunda a regra, é possível faltar o trabalho pelo tempo que for necessário para a realização da convocação.
Um escritório vazio. Na mesa, um caderno aberto, uma xícara vazia e um computador aberto. A imagem gera a sensação de ausência e serve para ilustrar a matéria sobre faltar no trabalho. Crédito: Undrey/shutterstock

8. Prova de vestibular para ensino superior

A CLT permite que o trabalhador se ausente para prestar o vestibular. É necessário apresentar a declaração da instituição educacional.

9. Comparecimento à Justiça

Casa seja exigido o comparecimento em Júri, é permitido faltar no trabalho no dia da audiência.

10. Acompanhar esposa ou companheira grávida ao médico

O trabalhador pode se ausentar em até 6 consultas médicas ou exames pelo tempo necessário.

11. Acompanhar filho de até seis anos em consulta médica

É possível faltar no trabalho uma vez ao ano para acompanhar o filho em uma consulta médica.

12. Realização de exame preventivo de câncer

Nessa situação, é permitido que o trabalhador se ausente até três dias a cada 12 meses para realizar exames de prevenção ao câncer.

Bom senso é necessário

Cada empresa possui sua própria política para ponderar determinadas situações. Sendo assim, é de responsabilidade do funcionário informar sobre possíveis situações em que talvez venha a faltar no trabalho.

Além disso, é preciso ter cautela com a quantidade de faltar, mesmo que previstas por lei. Pois a ausência do trabalhador compromete as suas funções o seu reconhecimento dentro da empresa. O que pode fazer com que perca o emprego e, assim, a sua fonte de renda.

A responsabilidade é fundamental para a manutenção do trabalho e para a construção da Longevidade Financeira.

Ou seja, convém usar o bom senso para saber como proceder em determinadas situações.


Para cuidar da Longevidade Financeira, é necessário controle sobre os gastos. Baixe a planilha de Checklist de Hábitos Financeiros e veja como ter mais cuidado com o seu dinheiro.

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro

Leia também:

Profissões do futuro reservam oportunidades para quem tem mais de 50 anos

“Acho que vou ser demitido”: o que fazer se suspeita que uma demissão está a caminho

Além do currículo: como se preparar para uma entrevista de emprego

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: