"A apresentação pessoal pode representar o fim da linha ou o início de uma longa jornada." É dessa forma que a especialista em comunicação interpessoal e coach Fernanda Lobo define a importância da roupa para entrevista de emprego. “O conteúdo – combinado a outros elementos – deve se destacar e contribuir para que o candidato conquiste a vaga desejada.”

Para que essa união comece promissora, a especialista recomenda que o profissional conheça a cultura da empresa e o tipo de perfil que ela contrata. Para descobrir isso, o segredo é acessar a página da companhia em mídias sociais, procurar informações no site e mapear dados em redes profissionais como o LinkedIn. “É uma forma prática e visual de demonstrar interesse em fazer parte da equipe.”

Isso não significa perder a identidade – basta escolher as peças que combinem gosto pessoal e perfil da companhia, sinaliza a consultora. “O candidato deve encontrar um equilíbrio entre a preferência dele e da empresa da qual almeja fazer parte”, diz ela, acrescentando que “é essencial que a pessoa se sinta à vontade com a roupa escolhida e que não tente aparentar ser o que não é”.

Equilíbrio, por sinal, é uma das palavras mais usadas quando o tema é roupa para entrevista de emprego. A recomendação é escolher não mais do que três cores, procurando tons mais sóbrios e menos estampados. “Ser elegante é se fazer notar sem querer aparecer”, pondera.

Para as mulheres, vale investir em acessórios discretos. Um colar mais chamativo pede um brinco pequeno – e vice-versa. Para os homens, nada mais elegante do que um cabelo bem cortado, uma barba bem aparada e um sapato alinhado, sinaliza.

E, ainda que a escolha da roupa e dos acessórios informe preferências, personalidade, status e atividade profissional, não adianta caprichar no visual e esquecer qualidades como pontualidade, sorriso no rosto e gentileza. “Muitas vezes, o candidato está tão ansioso em querer falar e contar a sua história que se esquece de ouvir o recrutador – o que é habilidade importantíssima em uma entrevista de emprego.”

Compartilhe com seus amigos