Muita gente acredita que não ter faculdade significa ter grandes dificuldades no aspecto profissional. É preciso lembrar, porém, que nem sempre é verdade. Há muitas carreiras que não exigem faculdade e que podem proporcionar um bom retorno financeiro para quem procura se qualificar e se tornar cada vez melhor naquilo que faz.

No Brasil, ainda que o acesso à universidade tenha crescido nas últimas décadas, é um fato que o índice de graduados é baixo. Para se ter ideia, em 2019, somente 21% dos adultos entre 25 e 34 anos de idade haviam concluído o ensino superior. Nos Estados Unidos o percentual era de 49%.

Neste cenário, separamos algumas alternativas de carreiras que não exigem faculdade para que você possa avaliar se uma delas faz sentido para sua vida profissional. 

Uma das carreiras que não exigem faculdade é a gastronomia

Aproveite os dotes culinários na gastronomia

A faculdade de gastronomia não é obrigatória para quem iniciar uma carreira aproveitando os talentos culinários. Também é possível fazer cursos livres dentro da área na qual a pessoa pretende atuar e até abrir um negócio próprio se for o caso! Se a opção for essa, existem muitos cursos que ensinam a abrir e manter um empreendimento, assim como outras habilidades para conseguir clientes e retorno financeiro.

Trabalhe como cabeleireiro

Ser Cabeleireiro é uma das carreiras que não exigem faculdade e podem proporcionar bons ganhos. Não precisar ter ensino superior, porém, não significa que o profissional não precise estar sempre atualizado. Quem tem vontade e habilidade para atuar na área pode iniciar com cursos livres que ensinam a cortar, secar, fazer escova, etc. Depois é possível passar para serviços mais especializados, como tinturas. Não é preciso dizer que um bom cabeleireiro normalmente tem um público cativo, por isso é uma carreira promissora para quem quer se tornar um grande profissional na área, podendo até mesmo abrir o próprio salão. 

Fotografia é uma das carreiras que não exigem faculdade

Quem quer começar uma carreira na fotografia também não precisa necessariamente ter ensino superior. Isso porque o que mais vale aqui é o talento para manejar a câmera fotográfica. São muitas as áreas nas quais um fotógrafo pode atuar, desde festas infantis e casamento, até fotografias de pets, de viagens ou do dia a dia. Também há fotógrafos trabalhando na imprensa. Essa é outra das carreiras que não exigem faculdade e podem proporcionar oportunidades boas para quem tem foco e talento. Não é preciso ter um studio para começar. Os serviços de fotografia podem ser anunciados em grupos em redes sociais e ser realizados em parques ou até nas ruas nos caso de fotografia voltada a viajantes. 

Se tornar marido de aluguel é uma opção

A carreira de marido de aluguel abrange uma série de habilidades, como pintar, consertar, montar e desmontar móveis, lidar com eletricidade, etc. Para tudo isso basta conhecimento, não necessariamente ensino superior. Há muitos cursos livres ou profissionalizantes que ensinam as tarefas normalmente requisitadas por quem contratar um marido de aluguel.

Trabalhe com corte e costura

Quem tem habilidade para cortar, costurar, modificar e criar vestimentas pode se qualificar na carreira voltada a corte e costura.  Existem muitos cursos nessa área e não é preciso ter um curso de graduação em moda, por exemplo, para começar a atuar ou ter sucesso na área. Assim como as outras alternativas que citamos, essa é uma das carreiras que não exigem faculdade, mas talento especialmente. 

Invista na área de design e programação

A área de tecnologia é essencial em praticamente qualquer negócio hoje em dia. Por essa razão a demanda é alta e deve continuar sendo. Muitas empresas contratam designers e programadores sem a exigência de um curso superior, priorizando as habilidades técnicas e a experiência. É possível começar com cursos livres ou técnicos e continuar se qualificando para conseguir bons retornos no mercado.


Quer conquistar mais oportunidades no mercado de trabalho? Que tal buscar qualificação  com os cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG? É só se cadastrar para fazer. 

Botão escrito


Leia também:

Trabalho autônomo: veja as melhores áreas 

9 dicas para você trabalhar como freelancer sem passar aperto 

Qualificação pode aumentar empregabilidade dos 50+ 



 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: