Manter a produtividade no home office vem sendo um desafio para muitas pessoas que não estavam acostumadas a esse modelo de trabalho, mas foram obrigadas a adotá-lo por causa da pandemia da Covid-19.

Se isso vem acontecendo com você ou apenas quer incrementar o seu rendimento, que tal contar com a ajuda da tecnologia? Existem muito aplicativos - pagos e gratuitos - que têm como objetivo facilitar alguns aspectos que prejudicam o trabalho, como dificuldades em manter o foco, acordar no horário ou mesmo lidar com o excesso de tarefas diárias.

Nós selecionamos aqui alguns desses aplicativos que, além de ajudar na sua produtividade no home office, podem ser bastante divertidos. Confira!

6 apps curiosos para melhorar sua produtividade no home office

1- Walk Me Up Alarm

Tem gente que, por saber que não vai precisar pegar o trânsito para ir até o escritório, acaba procrastinando o momento de levantar da cama e, com isso, perde a hora de começar o trabalho. Se você faz parte desse time, nada melhor do que um bom alarme para te fazer despertar e agir.

O Walk Me Up Alarm não é qualquer alarme: trata-se de um despertador que só pode ser desativado quando o usuário anda um número mínimo de passos com o celular na mão. Ou seja: para parar o despertador, você vai precisar levantar da cama.

Dois detalhes importantes sobre o Walk Me Up: 1- ao programar o alarme, você pode desativar o famoso botão “soneca”; e 2- não adianta sacudir o celular na mão, pois o aplicativo consegue detectar o movimento.

Walk me up é aplicativo para melhroar sua produtividade no home office

2- Noisli

Você trabalha de forma remota mas tem saudades do ambiente do escritório compartilhado? Pode parecer estranho, mas tem gente não se adapta bem ao silêncio de um home office e prefere trabalhar ouvindo algum som, mas não necessariamente o de músicas.

A essas pessoas o Noisli atende perfeitamente: o aplicativo cria playlists com ruídos diversos, como o de pessoas conversando ou, se você preferir, de chuva, vento, até trens ou aquele barulhinho do avião. O interessante é que você pode fazer seu próprio mix de ruídos, deixando alguns mais altos e outros mais baixos.

Em tempo: o aplicativo também pode ser utilizado quando e se você retornar ao trabalho no escritório. É que ao colocar os fones de ouvido e deixar sua playlist tocando, você também tem aí uma ótima forma de bloquear os sons externos, te ajudando a focar e melhorar sua produtividade no home office ou no escritório.

Noisli me up é aplicativo para melhorar sua produtividade no home office

3- Cuckoo

Por falar em foco, o Cuckoo é uma ferramenta baseada no conceito de que você pode ser mais produtivo se cronometrar o tempo de trabalho intercalando com períodos de descanso.

Com ele, você pode estabelecer um período de, por exemplo, 25 minutos de trabalho, para 5 minutos de descanso. Ao final de cada período, um aviso sonoro é disparado.

Além de usar a ferramenta sozinho, você pode cronometrar os períodos de descanso e trabalho para um grupo de pessoas. O Cuckoo é um aplicativo que você pode usar no próprio desktop, sem necessidade de download, nem registro.

Cuckoo melhora sua produtividade no home office

4- Forest

O celular é o maior inimigo da sua produtividade no home office? Quando você percebe já pegou o telefone e está há vários minutos mexendo nas redes sociais? O Forest vai te ajudar nisso e, ao usar o aplicativo, você ainda vai contribui com a preservação do meio ambiente.

A ferramenta traz uma proposta inusitada para te manter focado, se assemelhando a um jogo. Nele, o usuário “planta uma árvore” e, quanto mais tempo passar sem usar o celular, mais ela irá crescer. Dependendo do seu desempenho, é possível desbloquear novas plantas, criando verdadeiras “florestas”.

Se você burlar a regra e usar o telefone antes do prazo o aplicativo ainda pode te dar um baita castigo: fazer com que o celular toque uma música constrangedora em alto volume.

Ah, quer saber onde entra a história de ajudar o meio ambiente? É que ao cumprir as tarefas, você pode ganhar moedas virtuais que são trocadas pelo plantio de árvores reais. Elas são plantadas por meio da organização sem fins lucrativos Trees for the Future, parceira do desenvolvedor do aplicativo.

Forest ajuda a manter o foco no home office

5- Zapier

O Zapier é um aplicativo para você gastar menos tempo com o seu trabalho. Com ele, você pode programar tarefas que faz manualmente para serem executadas de forma automática, aumentando sua produtividade no home office.

Veja um exemplo: diariamente você recebe um e-mail com um relatório no anexo e precisa que esse relatório seja salvo em uma pasta específica no seu computador. Além disso,  precisa que seja compartilhado com outras pessoas da equipe. O Zapier pode ser programado para fazer o download automático na pasta e também encaminhar o documento para seus colegas.

O aplicativo tem interação com vários outros, como Trello, Gmail, Facebook, Google Calendários e muitos mais. A ferramenta tem uma versão gratuita na qual é possível automatizar até cinco tarefas. Nas versões pagas, você pode criar mais tarefas, além de fazer tarefas com mais de uma etapa.

Zarpier ajuda a administrar tarefas no home office

6 - Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente on-line (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de oito anos, já conta com mais de 15 milhões de usuários ativos em 190 países. A cada segundo, mais de 36 peças de design são criados em todo o mundo por meio da plataforma.

A ferramenta é uma ótima pedida para qualquer profissional e até mesmo estudantes, que precisam montar apresentações, materiais para redes sociais, documentos diagramados ou qualquer outro tipo de conteúdo visual. Mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre o assunto, o Canva fornece templates já prontos para que você personalizar da forma que preferir.

Além disso, você pode ter acesso a todos os seus arquivos em qualquer dispositivo com internet ou ainda criar materiais compartilhados com sua equipe ou colegas. É uma ótima ferramenta para quem precisa preparar uma apresentação a distância com outras pessoas.

Imagem da home do Canva, um dos aplicativos exemplificados para ajudar na produtividade no home office.


Além de melhorar sua produtividade no home office, que tal diversificar suas qualificações profissionais? Aproveite aqui nossos cursos gratuitos. São mais de 300 opções em várias áreas!


Veja também:

Home office: veja 9 passos que vão ajudar você a melhorar sua produtividade

Home office em época de quarentena: 5 cursos on-line gratuitos para ajudar a aumentar sua produtividade

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: