O uso de anticoagulantes está entre as principais causas de danos graves à saúde e de óbitos relacionados ao uso de medicamentos nos Estados Unidos. A informação é do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP), que analisou 1,2 milhão de relatos de eventos adversos reportados ao US Food and Drug Administration (FDA) durante o ano de 2016.

Prescritos principalmente por cirurgiões vasculares, os medicamentos anticoagulantes são indicados para evitar a formação de coágulos sanguíneos, geralmente em pacientes com trombose venosa, arritmia no coração ou que já tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Contudo, a utilização desse tipo de medicamento sem uma série de cuidados específicos e a automedicação, muito comum entre as pessoas de mais idade, podem causar sérios danos à saúde.


Interações medicamentosas e alimentares também podem aumentar o risco de sangramentos em pessoas que fazem uso desses medicamentos, alerta a especialista. “Alguns medicamentos e alimentos podem aumentar ou reduzir o efeito da anticoagulação”, afirma Fernanda. Alimentos ricos em vitamina K, por exemplo, reduzem a ação de certos anticoagulantes. No entanto, como as doses do medicamento são ajustáveis às necessidades de cada paciente, não é necessário interromper o consumo de todos esses alimentos, mas, sim, evitar a mudança brusca no cardápio, mantendo uma quantidade constante na dieta.

Fernanda também chama a atenção para a necessidade de controle das comorbidades (coexistência de transtornos ou doenças), como hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca. “Da mesma forma, é importante evitar esportes de impacto que tenham maior exposição ao risco de trauma com sangramento, necessitando de acompanhamento multiprofissional”, acrescenta.

Alimentos ricos em vitamina K

Vegetais e folhas verdes: alface, agrião, brócolis, couve-manteiga, folhas de couve-flor, espinafre, folhas de nabo, repolho, salsa, casca de pepino, mostarda, chicória, rúcula.

Óleo e gorduras: azeite de oliva, maionese, margarina, óleo de canola, óleo de soja.

Carne vermelha: fígado bovino.

Avanços na medicina

Vale ressaltar que já existem anticoagulantes mais recentes que apresentam menos efeitos colaterais e menos interações medicamentosas e alimentares. Pacientes que fazem uso desses medicamentos podem não precisar suspender a medicação para cirurgias de menos riscos, como as dermatológicas, dentárias, endoscopias e cirurgia de catarata. Porém, no caso de cirurgias mais complexas, os anticoagulantes podem ser suspensos por um determinado período que varia de acordo com o tamanho do procedimento e as condições de saúde do paciente.

A cardiologista alerta que pessoas com mais de 65 anos são mais suscetíveis a qualquer sangramento. Logo, apresentam um risco maior com o uso desse tipo de medicação e por isso necessitam de acompanhamento médico.

A anticoagulação do sangue deve ser constantemente monitorada, necessitando, por vezes, de ajustes nas dosagens. Pessoas que não realizam o controle corretamente estão mais propensas a apresentar hemorragias e necroses na pele.

Veja abaixo alguns cuidados que devem ser tomados por pessoas que estão fazendo uso de medicamentos anticoagulantes:

  • evite realizar atividades de risco que possam causar ferimentos;
  • utilize sempre uma escova de dentes com cerdas macias e escove os dentes com cuidado;
  • seu dentista deve estar ciente de que você faz uso de anticoagulantes;
  • seja rigoroso com os horários do medicamento;
  • o tratamento só deve ser interrompido com a orientação do seu médico.

Leia também

Vacinação contra sarampo e pólio começa hoje em todo o país

Pompoarismo: benefícios vão muito além do sexo

Compartilhe com seus amigos