Começa com uma dorzinha aqui, outra acolá, e os sinais do envelhecimento vão, aos poucos, aparecendo. Aí você começa a ouvir de pessoas que você está na Melhor Idade. “Para quem?”, pergunta o médico Manuel Serrano, do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas da Espanha. "Não conheço ninguém que melhore com a velhice do ponto de vista biológico", declara Serrano, que é um dos autores do estudo Os sinais do envelhecimento.

A pesquisa aponta nove sinais do envelhecimento que acontecem no organismo dos mamíferos com o passar dos anos. De acordo com Serrano, tratam-se de fatores inevitáveis que podem acontecer com mais preponderância em determinados grupos de pessoas por fatores genéticos ou comportamentais. “Ocorrem sempre, em maior ou menor medida(...). Mas podem ser reduzidos com estilos de vida saudável”, garante o médico.

Serrano afirma ainda que estudos como esse podem ajudar no desenvolvimento de métodos para conter o processo de deterioração generalizada dos tecidos e dos órgãos, como forma de evitar ou postergar o surgimento de determinadas doenças relacionadas à idade. “Hoje em dia, a vida das pessoas mais velhas é muito melhor e mais saudável do que há décadas. Podemos desfrutar da vida ainda que tenhamos uma idade avançada”, conclui.


Conheça abaixo os 9 sinais do envelhecimento

1. O DNA e os danos acumulados

As células do nosso corpo se comunicam constantemente, trocando informações entre si. O DNA é como um código usado nessa comunicação intercelular. Conforme a idade vai passando, podem ocorrer falhas nessa comunicação, e essas falhas vão ficando gravadas em nossas células. Esse fenômeno ficou conhecido como "instabilidade genômica", um problema que pode ser ainda mais grave quando o dano no DNA afeta as células-tronco e sua importante função de renovar os nossos tecidos.

2. O desgaste dos cromossomos

À medida que envelhecemos, nossos cromossomos vão perdendo uma espécie de capa protetora, conhecida como telômeros. Algumas pesquisas relacionam essa perda a doenças como fibrose pulmonar e anemia aplástica, que comprometem a capacidade de regeneração de diferentes tecidos. Com isso, os cromossomos não vão se replicar de forma correta, causando problemas ao organismo.

3. Alteração na expressão dos genes

Nosso DNA informa a cada uma de nossas células como elas devem se comportar, por exemplo, se serão uma célula epitelial (de pele), capilar (dos cabelos) ou cardíaca (do coração). A essa comunicação, dá-se o nome de processo epigenético. O que acontece é que com o passar dos anos, e também por motivos comportamentais, essas instruções podem sofrer alterações, fazendo que que as células se comportem de maneira diferente da que deveriam.

4. Fim da renovação celular

Todos os dias, milhares de células se renovam em nosso organismo. Porém, cientistas descobriram que, infelizmente, essa capacidade fica reduzida com o passar dos anos. Dessa forma, proteínas tóxicas ou inúteis vão se acumulando nas células, muitas delas relacionadas com enfermidades como Doença de Alzheimer, Parkinson e até mesmo a catarata.

5. Descontrole do metabolismo celular

Os açúcares e as gorduras que ingerimos todos os dias são processados em nossas células. Mas à medida que envelhecemos, elas perdem a capacidade de processar essas substâncias. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças como o diabetes.

6. Ineficiência das mitocôndrias

Responsáveis por fornecer toda a energia necessária aos trabalhos da célula, através de um processo conhecido como respiração celular, as mitocôndrias são organelas de extrema importância. Com o tempo, elas perdem sua eficácia, causando danos ao DNA e reduzindo a expectativa de vida do indivíduo.

7. Células 'zumbis'

À medida que os danos vão se acumulando nas células, novas células defeituosas vão se formando, devido ao processo de reprodução celular. Para evitar que isso ocorra, o próprio organismo desenvolve mecanismos para interromper esses ciclos. Uma faca de dois gumes, pois acelera o envelhecimento da célula, causando outros danos ao organismo.

8. Até as células-tronco, um dia, se aposentam

Uma das características mais evidentes que estamos ficando velhos é a redução da capacidade de regeneração dos tecidos do nosso corpo. Isso acontece porque, com o tempo, as células-tronco se esgotam e deixam de realizar este papel.

9. Falha na comunicação celular

Com o passar dos anos, a comunicação entre as células vai se tornando comprometida e falha. Isso pode causar um aumento das inflamações no organismo, o que vai impedir que outras células se comuniquem, e tudo vira uma bola de neve.

Compartilhe com seus amigos