Saúde é um estado de ser traduzido pelo conceito de bem estar: físico, psíquico, social e espiritual. Saúde é uma condição de dinâmica que diz respeito ao que a pessoa consegue e deseja fazer e não fazer.

Para quem gosta de trabalhar, falta de saúde é não conseguir trabalhar. Para quem gosta de pensar, falta de saúde é não conseguir raciocinar direito.

Para quem gosta de pessoas, falta de saúde é afastar-se de pessoas e fechar-se em si mesmo.

Para quem gosta de ter uma vida sexual intensa e prazerosa, falta de saúde é deixar de sentir vontade de fazer sexo.

Para quem gosta de dormir, falta de saúde é passar noites insones. E para quem gosta de ler e assistir filmes na madrugada é falta de saúde dormir demais e se desinteressar por seus gostos e deleites de apreciação.

Daí que saúde, menos do que pela contabilidade, onde o jargão é econômico-financeiro, do prisma existencial, pode melhor ser encarada como sentir - ou não sentir - gosto pelas coisas e oportunidades que a vida nos oferece por um tempo razoavelmente longo a ponto de nos chamar atenção para algo que mudou em nós.

Outras pessoas podem nos alertar: você está diferente / estranho ou você não é mais a mesma pessoa. Antes era isso, agora é aquilo.

Engraçado ou terrível, que as melhorias no estado de saúde de toda uma população e o incremento da expectativa de vida têm sido atribuídas aos avanços das medicinas e às políticas públicas. Um ou outro profissional arrisca: bons estudos + boas amizades + bom casamento / relacionamento + convivência com uma família harmônica e amorosa + práticas artísticas + cuidar de pets + evitar cometer delitos, pequenos ou grandes, ter que pagar multas e estar com a conta bancária no vermelho ou no azul, são experiências, aspectos e circunstâncias que se refletem diretamente na saúde de qualquer pessoa.

Independentemente da genética, o que acontece é que outras atitudes e outros parâmetros são muito importantes e definitivos no tocante à saúde:

  • Saúde não é algo que se acumula, ainda que seja algo de que se dispõe. Saúde é estabelecer, manter e honrar compromissos.
  • Saúde é enxergar-se como alguém digno de nota e se colocar como importante compromisso a ser atendido, com hora e dia marcado, em vez de colocar necessidades alheias e de trabalho como prioritárias as nossas.
  • Saúde é se importar com outras pessoas, a ponto de nos sentirmos impelidos a tratar bem delas, mas não a nos sacrificarmos por elas.
  • Saúde é estudar e aprender sempre algo novo, ler bons livros, ouvir boas músicas, enxergar o lado engraçado da vida e, se ainda puder fazer um bom sexo, ah, isso é divino e faz um bem danado para a saúde geral. Se for com amor, dispensa precisar morrer para ir ao Paraíso.

Saúde, na verdade é sentir alegria à toa, ter vontade de sair da cama, mesmo quando se precisa ‘inventar coisas’ para fazer, porém fazer com gosto e, principalmente ter a liberdade de se assumir e viver conforme seus próprios critérios e convicções.

Nada de conta corrente no que diz respeito a sexo, saúde, divertimento e amor. Saúde não dá para medir, para aproveitar a boa disposição que se tem e curtir dodói quando algo em nós não está bem.

Saúde se mede por gosto. Por aproveitamento e por intenções de realizar algo muito além de nós. Algo para o qual contribuir para os outros, para o mundo, mesmo sabendo que não seremos nós aqueles que haverão de colher o que teremos plantado. Saúde é bem, porém não é patrimônio. É valor, porém é incontável. É essencial, porém não deve ser focado somente em nós próprios.

SAÚDE É O QUE TEMOS A OFERECER AO MUNDO.

Compartilhe com seus amigos