O ditado já diz: quem canta seus males espanta. Esse provérbio é sábio. E, invertendo um pouco a ordem dos fatores sem alterar o produto final, podemos afirmar que as canções em geral trazem coisas boas. Por sinal, são os especialistas que elegem a musicoterapia como um caminho para a longevidade saudável.

E sem distinção: todos os gêneros sonoros são bem-vindos nessa pauta. “Cada pessoa tem uma resposta diferente ao estímulo musical”, explica Rafael Ludovico Moreira, musicoterapeuta e mestre em gerontologia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Isso significa que um indivíduo pode se sentir bem ouvindo heavy metal, enquanto outro se irritaria durante uma audição de música clássica. “Existem pessoas que podem relaxar com sons de água, outras com sons da natureza”, cita o musicoterapeuta. “Porém, o mesmo som que é relaxante para alguns pode ser estressante para outros.”


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte! 


A razão disso é simples: a relação com o som é mesmo muito íntima – e está diretamente ligada ao histórico de vida de cada um. “O estímulo musical é sinestésico”, afirma Moreira. “Alguém que escute as melodias que sua avó cantarolava poderá se lembrar não só do seu rosto mas também do seu toque, do perfume que ela usava e talvez até das delícias que cozinhava ”, desenvolve.

“A pessoa vivencia essas memórias em vez de apenas evocá-las”, compara. “A música é muito intuitiva, projetiva. Provoca sensações, mais do que quando vemos uma fotografia, por exemplo.”

Musicoterapia: elixir para memória, cognição e coordenação motora

Essa capacidade de associação emotiva com fatos e lembranças a partir do som está totalmente ligada ao seu potencial terapêutico. “A música possibilita a estimulação de vários sistemas e estruturas do nosso organismo”, destaca o especialista. “Pode, por exemplo, estimular o tecido muscular através da vibração de um som. E também funções cognitivas, como memória e atenção, e as motoras, como ritmo, coordenação e marcha. Pense, por exemplo, nos níveis de atenção e vigilância necessários para conduzir aquela brincadeira do ‘Escravos de Jó’ [jogo infantil de cantiga de roda].”

A musicoterapeuta Daiane Pazzini Marques, idealizadora do projeto Colheita da Maturidade – que oferece atividades de estimulação cognitiva para os 50+ –, também vê a música como grande aliada na recuperação da memória. “Além de ser utilizada para expressar emoções e sentimentos, ela resgata a identidade do idoso, que entra em contato com canções que marcaram sua vida e recorda momentos significantes.”

Aliás, Daiane também frisa o papel dos estímulos musicais no fortalecimento da autoestima e dos vínculos sociais. “Através do prazer de fazer, criar e compartilhar música, seja ouvindo, cantando, dançando ou tocando um instrumento, o idoso tem consciência do quanto ele ainda é capaz de produzir e experimentar, melhorando sua qualidade de vida de uma forma geral”, sintetiza.

Música como terapia contra Alzheimer, Parkinson e depressão

Mais especificamente no que diz respeito a determinadas patologias, Daiane ressalta que “a musicoterapia é utilizada na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão”.

Mas, nesses casos, ela se refere à atuação especializada do musicoterapeuta, justamente por não haver uma “receita pronta” de “remédio musical” para cada paciente. “O profissional avalia qual o tipo de música que beneficia cada pessoa de acordo com o seu histórico sonoro. Uma mesma canção pode causar efeitos diversos em indivíduos diferentes, sendo eles positivos ou negativos”, reitera.

As particularidades variam também em relação a onde e como escutar um som. “Não existe uma forma ideal”, afirma Daiane. “O bem-estar que ela causa vai da preferência de cada um. Assim, alguns têm o hábito de ouvir música enquanto realizam alguma atividade ou fazem exercícios, ou como um recurso para motivar seu dia a dia”, diz. “Outras pessoas utilizam a música para relaxamento, meditação ou um momento de conexão interior, reduzindo o estresse e a ansiedade.”

Então, podemos dizer que a música como terapia e segredo para a longevidade saudável já é de fato bola cantada. E que a voz do velho ditado está em perfeita harmonia com as convicções atuais.

Serviço

Rafael Ludovico Moreira, musicoterapeuta: rafael_terapia@hotmail.com; 0/xx/11/99739-3773

Projeto Colheita da Maturidade: https://colheitadamaturidade.blogspot.com/

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: