Cientistas da Universidade de San Francisco, na Califórnia, conseguiram reverter perda de memória relacionada à idade em camundongos idosos com o uso de uma droga experimental.

Publicado no jornal eLife Sciences, em 1º de dezembro, o estudo descreveu uma rápida restauração das habilidades cognitivas nos animais idosos que receberam a droga. A restauração foi seguida de um rejuvenescimento do cérebro e das células imunológicas. 

Os cientistas acreditam que a perda de memória que ocorre com a idade pode não representar uma degradação permanente. Além disso, apontam que sua causa esteja ligada a um bloqueio fisiológico reversível.

Funciona da seguinte maneira: envelhecido, o cérebro bloqueia recursos cognitivos por um possível ciclo vicioso de estresse celular. Segundo Peter Walter, coordenador do estudo, os cientistas encontraram uma maneira de quebrar esse ciclo. Assim, podem restaurar as habilidades do cérebro bloqueadas pela idade.

Pesquisadores conseguem reverter perda de memória causada pelo envelhecimento em camundongos


Remédio usado para reverter perda de memória tem amplo uso

A ISRIB, droga utilizada no estudo, já é uma velha conhecida dos cientistas. Ela tem capacidade de, entre outras coisas, reverter deficiências cognitivas em pessoas com Síndrome de Down. Também é usada para tratar o câncer de próstata e prevenir perdas auditivas relacionadas ao ruído. Além disso, é usada para restaurar a memória de pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico (TCE) recente devido a uma agressão, por aceleração ou desaceleração de alta intensidade do cérebro no crânio.

Os cientistas também descobriram que a ISRIB é capaz de causar alterações nas células T do sistema imunológico, ou linfócitos T. Isso indica que o tratamento pode ser usado na cura de pacientes com Alzheimer e diabetes, problemas associados ao aumento da inflamação causada pelo envelhecimento do sistema imunológico.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também

Médico lista cuidados necessários para quem tem em casa pacientes com Alzheimer

Envelhecimento da população: cresce número de familiares que cuidam de idosos no país

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: