Não dá para negar que a depressão é um problema cada vez mais presente na vida moderna, atingindo gente de todas as idades e classes sociais. Apesar disso, é raso dizer que sabemos lidar com esse tipo de situação, inclusive quando nos deparamos com algum caso próximo. A dúvida é recorrente: como ajudar alguém com depressão?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, há mais de 300 milhões de pessoas afetadas pelo problema em todo o mundo. Em 2015, a OMS estipulou que, no Brasil, 5,8% da população tinham depressão. Ou seja, 12 milhões.

Entre 2015 e 2018, apenas no Sistema Único de Saúde (SUS) houve um aumento de 52% no número de atendimentos ligados à doença. Além disso, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde, na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão. Por causa do alto índice do transtorno, é importante saber como ajudar alguém com depressão.

O que é a depressão?

Transtorno mental caracterizado pela tristeza profunda e falta de vontade de fazer atividades do dia a dia, bem como ações que até pouco tempo eram fontes de prazer. A depressão é um problema sério que afeta milhões. Entender como ajudar alguém com depressão é uma forma de colaborar com a redução dos impactos da doença na sociedade.

Essa doença afeta indivíduos de forma bastante negativa. Os sintomas mais comuns incluem fadiga, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, perda do desejo sexual, além de distúrbios alimentares, ataques de pânico e insônia.

É fato que nem sempre é fácil identificar o quadro e que muitos não sabem como ajudar alguém com depressão. Entretanto, pelo sim, pelo não, algumas boas práticas podem ser adotadas diante de um cenário desses. Uma delas é saber o que não falar para alguém que se mostra depressivo, adotando a empatia como um apoio sincero.

Entretanto, é possível ir além e ajudar – de fato – alguém querido que se encontra nessa condição. Henrique Bottura, psiquiatra da Clínica Psiquiatria Paulista, e Marcos Raul de Oliveira, psicólogo e fundador da Psico.Online, dão dicas do que pode ser feito e de como ajudar alguém com depressão.

Profissional da saúde segurando as mãos de uma pessoa idosa em tratamento de depressão. Imagem para ilustrar a matéria sobre como ajudar alguém com depressão. Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock 

Veja 8 dicas de como ajudar alguém com depressão

1. Crie um canal de comunicação 

A pessoa deprimida se fecha e busca evitar o mundo, às vezes sofrendo sozinha. É importante que o parceiro, familiar ou amigo encontre um caminho de comunicação para que possa acessar o que ocorre com ela e, também, levar informações que permitam ajudá-la a se tratar.

2. Ouça, sem julgar 

Ouvir, de maneira atenta, sem nenhum tipo de julgamento, faz com que a confiança seja alimentada e se crie um emparelhamento na relação. Quando sabemos que a pessoa se encontra em um quadro depressivo, lhe damos oportunidade para tentar coisas novas, criar em conjunto, desenvolver o relacionamento e, também, a afetividade.

3. Não critique 

Ao perceber alguém agindo de forma diferente – deixando de fazer coisas que gostava ou chorando, por exemplo –, em vez de criticar tal comportamento, busque compreender a pessoa. Uma forma interessante de abordar é dizer: "Eu tenho percebido você mais triste do que o seu normal. Tem alguma coisa acontecendo contigo que eu possa ajudar?"

4. Diga o que tem observado 

Ao invés de opinar a partir de algum comportamento ou situação, diga como se sente frente às suas observações. Uma boa maneira é falar: "Percebi que você já não tem a mesma vontade e satisfação para fazer coisas que fazia antes. Isso tem me deixado preocupado. Você se percebe dessa forma também?". Isso auxilia a pessoa a identificar a própria condição.

5. Ajude a perceber que, de fato, tem algo errado 

Esse é um ponto importante, aliás. A pessoa deprimida também pode negar que algo está acontecendo. Conduzi-la a perceber isso, sem ser crítico e colocando como você se sente diante das mudanças dela, é uma forma de ajudá-la a fazer a autorreflexão. Algo que, nesse momento, pode ser bem mais difícil.

6. Leve ao especialista

Depressão é uma doença. Por isso, a pessoa deprimida precisa de tratamento. Dependendo da intensidade do quadro, deve ser medicamentoso. Em alguns casos mais leves, a psicoterapia funciona bem, mas geralmente combina com o tratamento médico. Assim, quando alguém próximo estiver deprimido, ajudá-lo a chegar ao psiquiatra o quanto antes é fundamental. Vá à consulta e entre na sala do médico, se for necessário.

7. Aprenda junto

Pedir ajuda é algo complicado para quem enfrenta um quadro depressivo. Apatia, culpa, desesperança e falta de prazer são alguns limitadores. Então não espere um pedido de socorro. Nesse processo, leia ao lado da pessoa querida. Busque artigos científicos e materiais relacionados ao tema. Tal processo a ajudará a entender o que está passando, com elementos racionais. Ainda é uma forma de desmistificar "achismos" ou informações incorretas, que podem prejudicar o tratamento e a recuperação.

8. Incentive a prática de algum esporte

Ao ser movimentado, o corpo libera hormônios que auxiliam a combater a depressão. Além disso, restabelece o equilíbrio do corpo. O que permite o relacionamento social e desenvolve oportunidades diferentes para mudanças nos gatilhos que potencializam os estados depressivos. Por essa razão, vale incentivar a pessoa a praticar algum tipo de esporte. Se houver resistência, seja companhia, tanto na academia como numa caminhada.


É fundamental saber como abordar alguém com depressão, mas compreender como lidar com a situação é ainda mais essencial. Em diversos casos, a depressão em pessoas idosas pode estar associada a situações de abuso. Portanto, conhecer os diferentes tipos de abuso pode contribuir para o cuidado da saúde mental.

Baixe a Cartilha de Violência contra a Pessoa Idosa e aprenda a reconhecer os sinais.

Como evitar e combater a violência contra a pessoa idosa

Preparamos uma cartilha para ajudar você a entender quais são os tipos de abuso cometidos contra pessoas idosas, saber como identificar os sinais e como denunciar nos canais corretos.

Livro

Leia também:

Depressão pode apresentar sintomas diferentes em pessoas idosas

Solidão entre pessoas idosas é um risco para a saúde; aponta pesquisa

Declínio cognitivo: pesquisas mostram que atividade física previne doenças ao envelhecer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: