Uma vacina contra a Covid-19 começou a ser testada em voluntários em São Paulo no último dia 20. O estudo é liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e está sendo realizado em âmbito global. 

A vacina, chamada ChAdOx1 nCoV-19, é uma das 141 candidatas cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) e está entre as 13 aptas para testes clínicos. Isso significa que ela já pode ser testada em humanos. 

De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann, responsáveis por conduzir a pesquisa em São Paulo, a primeira fase, referente à triagem dos voluntários, foi concluída na segunda-feira (22). A aplicação da vacina em si começou na terça-feira (23).

Em busca da vacina contra a Covid-19

Segundo a Universidade de Oxford, ao menos 5 mil voluntários irão participar dos testes no Brasil, divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro e uma cidade no Nordeste, ainda não definida (possivelmente Salvador, na Bahia).

As pessoas recrutadas para a testagem em São Paulo são profissionais da área da saúde de 18 a 55 anos, que atuam dentro do Hospital São Paulo-Unifesp. São médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além dos demais trabalhadores que desempenham funções em ambientes de exposição ao novo coronavírus, como motoristas de ambulância, seguranças e agentes de limpeza.

Em um comunicado, a Unifesp afirmou que os voluntários precisaram passar por um teste de sorologia antes de poderem, de fato, receberem a vacina. Todos os participantes precisam apresentar sorologia negativa para a infecção pelo SARS-CoV-2 (responsável por causar a Covid-19). Ou seja, nenhum deles poderia ter contraído a doença antes dos testes.



Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre a crise do coronavírus

Vitamina D é eficaz contra o coronavírus? Cientistas revelam que ainda não há evidências


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: