Usar máscara facial deverá ser necessário mesmo após a aplicação da vacina contra a Covid-19. É o que dizem os médicos e infectologistas. Eles explicam que a vacina deve previr que quem recebeu a dose desenvolva a doença, mas não necessariamente vai impedir que a transmita para outra pessoa.

Assim como outras doenças respiratórias, a Covid-19 tem como porta de entrada o nariz. Ali, o vírus se multiplica rapidamente, atacando o sistema imunológico. Em consequência, o sistema imune é incentivado a produzir anticorpos específicos para a mucosa nasal, protegendo-a.

A vacina, por outro lado, é aplicada dentro do músculo e ativa o sistema imune para a produção de anticorpos. Esses anticorpos vão circular pelo sangue até chegar à mucosa nasal e, aí sim, defender o corpo da infecção.

Portanto, mesmo vacinada, uma pessoa pode entrar em contato com o vírus, que vai se reproduzir nas mucosas nasais. Se essa pessoa não estiver usando máscara, poderá espalhar o vírus pelas secreções produzidas na boca ou nariz, infectando outras pessoas.

Os anticorpos vão agir e protegê-la para que não desenvolva a doença, mas eles não impedem que a pessoa vacinada seja vetor de transmissão. “É uma corrida: depende se o vírus vai se replicar mais rapidamente ou se o sistema imune vai controlar o vírus mais rapidamente”, explicou a imunologista Marion Pepper, da Universidade de Washington ao jornal The New York Times.

Essa questão indica também que as próximas gerações de vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 tenham um formato diferente. A expectativa é de que vacinas do tipo spray nasal (como a vacina contra H1N1) ou oral sejam mais eficazes do que as de aplicação intramuscular.

Médicos e infectologistas alertam que será preciso usar máscara facial mesmo após a vacina da Covid-19 | Sauko Andrei / Shutterstock

Por que será necessário usar máscara facial mesmo após vacina?

Além disso, há outro fator importante para usar máscara facial mesmo após ser vacinado. É que mesmo as vacinas aprovadas têm um percentual de eficácia que não chega a 100%. Isso significa que há casos em que a vacina pode simplesmente não produzir resposta imune. 

Nesses casos, mesmo vacinada a pessoa poderá desenvolver a doença. A redução do risco via vacina, para esses casos, será apenas quando a população chegar à imunidade de rebanho. Essa situação ocorre quando o número de pessoas vacinadas é tão significativo que o vírus não consegue mais encontrar pessoas suscetíveis à doença. Com isso, ele acaba sendo contido.

Outra razão para que mesmo pessoas vacinadas continuem a usar máscara facial é que a vacina não representa imediata proteção. O corpo precisa de tempo para desenvolver a resposta imunológica. Além disso, a maioria das vacinas que estão sendo produzidas necessita duas doses até atingir a eficácia total.


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: