A Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes localizadas na parte inferior do corpo, normalmente nas pernas. Embora não exista um número preciso da incidência da doença no Brasil, o Ministério da Saúde estima que, de cada mil brasileiros, um ou dois sofram com o problema.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de WhatsApp do Instituto de Longevidade!


De acordo com o angiologista da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Marcos Arêas Marques, o risco de desenvolver o problema aumenta conforme a idade avança, especialmente depois dos 60 anos. E embora seja comum a homens e mulheres, a maior exposição a fatores de risco, como o uso de anticoncepcionais, faz com que a incidência da doença seja um pouco maior em pessoas do sexo feminino.

Causas da trombose venosa profunda

Marques explica que a doença possui diversas causas. “Qualquer fator que diminua a velocidade de sangue na veia, provoque uma lesão na parede do vaso ou aumente a capacidade de coagulação do sangue pode provocar a formação de um coágulo dentro da veia e, consequentemente, levar a trombose”, explica.

Entre os fatores que são considerados de risco para a ocorrência de trombose estão a gravidez e o puerpério (fase que dura 42 dias após o nascimento de um bebê), alguns tipos de câncer, o uso de terapias de reposição hormonal, , o pós-operatório de grandes cirurgias, o consumo de anticoncepcionais com estrogênio, o tabagismo e a obesidade ou sobrepeso.

trombose venosa profunda

Crédito: Ministério da Saúde

Além disso, o especialista afirma que pessoas que têm varizes possuem uma chance maior de desenvolver a doença. Isso porque elas provocam a estase venosa, isso é, a diminuição do fluxo sanguíneo dentro das veias dilatadas, o que favorece a formação de coágulos.

Sintomas da trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda pode ser completamente assintomática ou apresentar sinais como dor nas pernas — principalmente nas panturrilhas —, inchaço na área afetada, coloração vermelho-escura ou arroxeada, aumento da temperatura do membro acometido e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

A relação entre trombose e o avião 

O angiologista revela também que viagens aéreas de longa duração (acima de 8 horas) podem criar condições para o desenvolvimento de uma trombose. Isso porque a pessoa fica com pouca mobilidade nas pernas durante muito tempo, o que prejudica o retorno do sangue venoso para o coração.

 “Por isso, é importante sentar-se no corredor para permitir melhor movimentação, manter-se hidratado com água ou sucos e, se possível, caminhar para prevenir o aparecimento da enfermidade”, afirma o especialista. 

Tratamento 

O tratamento da doença possui dois objetivos fundamentais, que consistem em impedir o crescimento do coágulo sanguíneo e bloquear o seu avanço para outras regiões do corpo. Marques conta que, na maioria dos casos, o tratamento é feito com o uso de anticoagulantes orais ou injetáveis. “Porém, é importante lembrar que atualmente ela é considerada uma doença crônica, com risco de 40% de recorrência em dez anos”, ressalta o médico.

Prevenção 

Prevenir o problema é muito mais fácil do que tratá-lo. Por isso, o Instituto de Longevidade, com a ajuda do angiologista Marcos Arêas, selecionou alguns hábitos que devem fazer parte da sua rotina para evitar a TVP. Veja abaixo: 

  • Pratique exercícios físicos regularmente e controle o seu peso corporal;
  • Evite o tabagismo - os componentes do cigarro causam lesão em veias e artérias;
  • Evite ficar sentado(a) por longos períodos ou, se não tiver alternativa, tente manter o movimento das pernas;
  • Use meias elásticas, especialmente se você possuir varizes;
  • Evite o estresse e beba bastante líquido;
  • Em mulheres com predisposição à trombose venosa profunda, o recomendado é usar o DIU (dispositivo intrauterino) ou pílulas anticoncepcionais que contenham somente progesterona como métodos contraceptivos.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: