Para tentar conter o avanço do coronavírus no país, vários serviços públicos deixarão de funcionar temporariamente a partir da próxima segunda-feira (16) em todo o país.

No Rio de Janeiro, as aulas nas redes particular e municipal de ensino serão suspensas por uma semana, com a possibilidade de que esse prazo se estenda até o fim do mês. No entanto, as escolas continuarão abrindo das 11h às 13h para servir almoço aos alunos, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (13) pelo jornalista Edmilson Ávila em seu blog.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

A Defensoria Pública do Estado também informou que hospitais federais podem fechar por causa do aumento no número de casos de coronavírus no Rio de Janeiro. A Defensoria pede que medidas urgentes sejam tomadas pela União para evitar que isso ocorra. De 2014 a 2020, a Rede SUS perdeu mais de 5 mil vagas para internação no estado, uma queda de 22%. Nos hospitais federais, a queda foi de 9,4%.

No início da tarde desta sexta-feira (13), o prefeito Marcelo Crivella publicou um decreto que regulamenta o enfrentamento ao problema na cidade. Entre outros pontos, a medida permite a "restrição excepcional e temporária de entrada e saída da cidade" de rodovias, portos e aeroportos, e a realização compulsória de vacinação, exames médicos e outros tipos de teste, quarentena e isolamento. Também foi proibida a realização de eventos com aglomeração de pessoas, além de exibições em cinemas, teatros, exposições, museus e lonas culturais. Os eventos já autorizados terão suas permissões suspensas e os responsáveis serão ressarcidos, de acordo com a prefeitura. As visitas a presídios também estão suspensas.

Em São Paulo, o prefeito em exercício, Eduardo Tuma, determinou o cancelamento, por tempo indeterminado, de todos os eventos de massa (artísticos, culturais, esportivos, científicos, governamentais, religiosos e comerciais) com concentração próxima de pessoas.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto na última terça-feira (11) suspendendo as aulas em escolas públicas e particulares até o dia 15 de março. Bares e restaurantes também foram afetados em menor grau pelo decreto. Os estabelecimentos podem continuar abertos, mas "deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas". Já os eventos que exijam licenças do governo deverão ser suspensos.

O Ministério da Educação publicou uma nota oficial em seu portal na internet no dia 11 de março informando que "tem orientado às instituições de ensino o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde". Até o momento, não há recomendação oficial do ministério para suspensão de aulas.

A Prefeitura de Curitiba disponibilizou em seu portal oficial uma série de orientações gerais para a prevenção ao novo coronavírus em diversos casos, situações e locais. 

Não há previsão de fechamento de agências bancárias, mas os grupos nacionais e estrangeiros que atuam no país já estudam medidas para proteger funcionários e clientes, como home office de alguns funcionários.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que irá suspender a realização das provas de vida anuais obrigatórias pelo período de 120 dias. O procedimento é obrigatório para a manutenção do benefício pago a aposentados e pensionistas. O objetivo do órgão é tentar reduzir o risco de contágio pelo coronavírus entre os idosos, que são considerados grupo mais vulnerável à infecção por coronavírus. O órgão também informou que antecipará para abril o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que, por enquanto, os estabelecimentos funcionarão normalmente, mas que medidas de segurança de saúde seguem sendo tomadas, como reforço nos procedimentos de limpeza e higiene. Também foi criado um comitê para gerenciar uma possível crise no setor e medir o impacto na frequência dos estabelecimentos.

Bares e restaurantes de todo o país também seguem abertos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes disponibilizou um e-book para bares e restaurantes com orientações específicas e boas práticas para lidar com o coronavirus. Clique aqui para acessar.

Os transportes públicos também continuarão funcionando normalmente. A única recomendação dos especialistas para evitar o contágio pelo coronavírus é fugir de ambientes fechados, com ar condicionado e aglomeração de pessoas. O mais indicado é manter as janelas abertas - apesar do calor - para reforçar a circulação de ar. Também é orientado que os passageiros utilizem o braço para cobrir a boca em caso de espirro ou tosse e sempre utilizem álcool gel após saírem de algum veículo. Aos motoristas, foi dada a orientação de evitar a superlotação nos coletivos.

Na última semana, a Uber emitiu um comunicado informando que vai compensar financeiramente seus motoristas e entregadores infectados por coronavírus ou em quarentena durante até 14 dias. A empresa de transporte de passageiros e entrega de mercadorias por aplicativo considera a ação de extrema importância, uma vez que os ganhos de seus prestadores não são fixos e dependem do fluxo de trabalho diário.


Cadastre-se aqui para receber notícias e informações atualizadas sobre coronavírus no seu e-mail todos os dias.


Leia também

Coronavírus, gripe e resfriado: quais sintomas diferenciam as três doenças?

Proteja-se do coronavírus e das informações falsas: veja mitos e verdades sobre a doença

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: