Parece uma pergunta complexa, mas a resposta é muito simples: o remédio mais caro do mundo é aquele que você não toma, passa da validade e é descartado.

Apenas a título de curiosidade, o remédio mais caro do mundo é o Zolgensma, lançado em 2019 pela Novartis. Em uma única dose ele faz regredir a Atrofia Muscular Espinhal, doença genética rara, degenerativa e progressiva que acomete 1 a cada 10.000 bebês nascidos. Uma dose deste fármaco quase que milagroso custa cerca de 1,2 milhões de dólares, ou mais de 10 milhões de reais. 

O valor é absurdo, e está muito longe da realidade da maior parte da população. Mas isso não quer dizer que estamos a salvo! Sofremos com o aumento no preço dos remédios nas farmácias, em vigor desde 1º de abril deste ano.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), no último biênio os custos para a fabricação e distribuição dos remédios cresceram em ritmo acelerado. Isso se dá por conta da alta do dólar, de quase 40%, acompanhado pelo aumento nos custos de fretes e seguros, de 10%, e ainda pela alta nos custos com embalagens, que chegou a atingir 40%.

A alta no valor final chega a 10%, acompanhando o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) e impacta diretamente no orçamento das famílias. Os principais afetados são a população idosa, uma vez que eles dedicam quase 20% da sua renda mensal a gastos com
saúde

Por isso, é ainda mais importante estar de olho nas melhores dicas e práticas para economizar na hora de comprar os seus medicamentos.

E o remédio mais barato do mundo, você sabe dizer qual é?

Se você respondeu: prevenção, saiba que está coberto de razão. O remédio mais barato do mundo é aquele que você não precisa comprar. Por isso é importante conhecer, escutar e entender os sinais que seu corpo te dá.

Ter acesso, controle e organização dos seus dados de saúde é fundamental para que você possa estar sempre um passo à frente quando o assunto é prevenção de doenças. Assim como você hoje em dia tem fácil acesso às suas informações bancárias em poucos toques na sua tela do celular, também deveria ser com seus dados de saúde.

E a seguir daremos algumas dicas para que você potencialize o seu sistema imunológico, se fortaleça e não precise se preocupar com gastos em remédios e tratamentos. Ter um sistema imunológico forte e saudável não apenas torna o seu corpo mais resistente a doenças e infecções, como também auxilia para recuperações mais rápidas e sintomas mais leves para quando elas te acometerem.

Pratique atividades físicas

Você sabe qual é o remédio mais caro do mundo?

Crédito: Prostock-studio/shutterstock

Praticar exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para a saúde física e mental, e um deles é o fortalecimento do seu sistema imunológico. Isso porque a atividade física estimula a produção de linfócitos, os famosos glóbulos brancos. São eles os responsáveis por combater e destruir células tumorais ou infectadas por um vírus, por exemplo.

Então reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer uma caminhada ou até mesmo fazer alguns exercícios na sala da sua casa, acompanhando aulas da atividade de sua preferência como yoga ou dança pela televisão ou internet.

Mantenha-se hidratado

Pode parecer besteira, mas tomar pelo menos 2 litros de água por dia faz uma diferença danada! Além dos benefícios ao sistema imunológico, você ainda terá vantagens como melhora no funcionamento dos rins e na absorção de nutrientes essenciais.

Tenha uma boa noite de sono

Você sabe qual é o remédio mais caro do mundo?

Crédito: Tavarius/shutterstock

Nunca subestime o poder de uma boa noite de sono! De acordo com um estudo divulgado em 2015 pela Pubmed, o sono de qualidade e na quantidade certa promove não apenas descanso e recuperação, como também beneficia a produção de glóbulos brancos e outras
células relacionadas ao sistema imunológico. 

Então capriche no hora de criar as condições pra noite de sono perfeita: desligue as telas pelo menos 30 minutos antes de se deitar e garanta que o ambiente estará o mais silencioso quanto possível.

Inclua banhos de sol na sua rotina

Muitas vezes não nos damos conta do quanto inserir o banho de sol diário na sua rotina é importante. É ele que vai garantir a sua dose diária de vitamina D, que por sua vez auxilia na absorção de cálcio e fósforo pelo sistema imune e sistema muscular, entre outros benefícios.

O ideal é que o banho de sol seja de pelo menos 15 minutos e ocorra após as 16h, para diminuir a exposição aos nocivos raios ultravioleta.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada

Você sabe qual é o remédio mais caro do mundo?

Crédito: Inside Creative House/shutterstock

Comer bem traz benefícios para o corpo todo: sua pele, cabelo, músculos e sistema imunológico agradecem! Para deixar suas defesas naturais ainda mais fortes, varie e busque vitaminas e minerais nos diferentes grupos de alimentos: cereais, tubérculos, grãos e sementes, leguminosas, carnes, ovos e alimentos lácteos. Ah, e não se esqueça de evitar ao máximo o consumo dos alimentos ultraprocessados. Quanto mais natural a alimentação, melhor. A seguir destacamos alguns dos alimentos mais indicados.

Vitaminas que auxiliam seu sistema imunológico

As principais vitaminas que ajudarão o seu sistema imunológico a ser mais forte e eficiente são: A, B6, B12, C, D, E e ácido fólico. Você encontra essas vitaminas em vegetais verdes escuros, frutas cítricas, feijões e carnes.

Minerais para potencializar seu sistema imune

Os minerais que atuam no sistema imunológico são o zinco, selênio, ferro, cobre e magnésio, e suas principais fontes são amêndoas, castanhas, sementes de abóbora, linhaça e aveia.

Sabemos que não é fácil adquirir novos hábitos, porém, ao pensar nos benefícios a longo prazo conseguimos dar aquele gás na motivação. E, naqueles dias em que a motivação falhar (acontece com todos nós!), volte neste artigo que te daremos força para continuar! No último dos casos, lembre-se: prevenir é bem mais barato do que remediar, seu bolso vai te agradecer.

Conte conosco e com a Nutrio, o Instituto do Sono e o Conselho Regional de Nutricionistas na hora de buscar conteúdos sobre longevidade saudável, nutrição e bem estar.


E se busca economizar nos seus medicamentos, vire membro do Instituto de Longevidade MAG. É simples, rápido e gratuito! Clique aqui para saber mais.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: