Começa nesta quarta-feira (22), no Rio de Janeiro, a coleta de plasma sanguíneo de pessoas que já se curaram da Covid-19 e que se ofereceram para doar o material. O objetivo é utilizar o plasma sanguíneo dessas pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o coronavírus nos tratamento de pacientes em estado grave. Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, 621 pessoas se cadastraram como doadores até o momento.

Os primeiros testes já começaram a ser realizados no último fim de semana. Duas mulheres e um homem que estão internados no Instituto Estadual do Cérebro (IEC) receberam a transfusão de plasma de um doador já curado da doença.

De acordo com Amorim, o procedimento será inicialmente realizado em 100 pacientes. Com isso, os pesquisadores esperam ter evidências se o tratamento funciona ou não.

"É claro que a gente está muito esperançoso, mas tem de deixar bastante claro que ninguém tem certeza se vai funcionar ou não. A partir de amanhã a gente vai começar a coletar um número grande de plasma por dia. E a gente não vai esperar resultado", disse Amorim.

Como o tratamento começa fazer efeito em até três dias após o procedimento, o diretor do Hemorio espera já ter os resultados ainda esta semana.

Como ser um doador de plasma sanguíneo para pacientes com Covid-19

  • Para ser um doador de plasma, é necessário ter idade entre 18 e 60 anos;
  • O doador deve apresentar o exame com resultado positivo para a Covid-19;
  • Deve estar curado e sem sintomas há pelo menos 14 dias;
  • Cada pessoa pode doar plasma para até três pacientes, dependendo da quantidade de anticorpos;
  • O Hemorio tem capacidade para colher o plasma de até oito pessoas por dia.
Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: