Ela tem o poder de tirar a sua disposição, sua paciência e até mesmo o seu humor. A dor é uma das principais causas que levam uma pessoa a procurar por atendimento médico ou à compra de medicamentos na farmácia. Não importa se o incômodo é fruto de uma dor de dente ou de uma infecção, sentir dor é uma sensação totalmente desagradável. Entretanto, você já parou para pensar quais são as piores dores do mundo?

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, sigla em inglês) elaborou uma lista com as vinte piores dores do mundo que o ser humano pode suportar, em ordem aleatória. A lista engloba dores como a da hérnia de disco, pedras no rim, úlcera, artrite, neuralgia do trigêmeo e ataque cardíaco.

Curiosamente, a pesquisa não inclui duas dores que costumam ser eternamente lembradas por quem sofre: a dor de dente e a do parto. O motivo é simples: a dor é uma experiência individual e subjetiva. 

As 20 piores dores do mundo, segundo a NHS:

  1. Hérnia de disco
  2. Ataque cardíaco
  3. Herpes zoster
  4. Câncer
  5. Artrite
  6. Dor no nervo ciático
  7. Dor de cabeça suicida
  8. Ombro congelado
  9. Síndrome complexa de dor regional
  10. Enxaqueca
  11. Pedras no rim
  12. Apendicite
  13. Neuralgia do trigêmeo
  14. Pancreatite: inflamação do órgão
  15. Gota
  16. Endometriose
  17. Úlcera no estômago
  18. Fibromialgia
  19. Dor pós-operatória
  20. Ossos quebrados

Qual é a pior dor do mundo?

De acordo com a geriatra da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) Karol Bezerra Thé:

“A sensação de uma dor de dente para mim pode ser diferente para você. Dificilmente, as pessoas com a mesma patologia irão desenvolver o mesmo comportamento doloroso.”

Por isso, não é possível padronizar e criar um ranking das piores dores do mundo por ordem de intensidade. “É preciso considerar não só a doença, mas também aspectos emocionais e sociais. Por exemplo, uma criança que cai e rala o joelho, se tiver pais que a levem a enfrentar a situação de forma natural e de superação, vai lidar mais facilmente com a dor na idade adulta, do que se tiver pais que fazem desse mesmo evento algo catastrófico”, conclui a especialista.

Sendo assim, como não é possível criar uma lista por ordem de intensidade, Karol Thé selecionou as cinco dores mais frequentes dentre as piores, de acordo com os relatos e experiências de pacientes com dor crônica. Veja abaixo quais são e entenda como elas ocorrem.

A pior dor do mundo

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo, conhecida também como tique doloroso ou nevralgia do trigêmeo, é caracterizada por um distúrbio do nervo trigêmeo, que transporta as informações de sensibilidade do rosto ao cérebro. “Os pacientes relatam que a sensação é semelhante a um choque elétrico, ou seja, uma dor que surge bem rápido e de forma intensa”, afirma Karol.

A doença pode surgir pelo contato de um vaso sanguíneo normal — uma artéria ou uma veia, por exemplo, e o nervo. O problema também pode estar associado a esclerose múltipla, tumores, histórico familiar e danos físicos ao nervo.

De acordo com a especialista, no início, a dor aparece eventualmente. Mas ao longo do tempo pode se tornar mais frequente. “Existem diversos gatilhos que podem desencadear a dor, como tratamento dentário e até mesmo um vento frio ao tocar a pele da área acometida, por exemplo”, conclui.

Piores dores do mundo

Veja abaixo uma lista detalha das doenças que que apresentam as piores dores do mundo.

Endometriose 

A endometriose é uma doença crônica em que o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. “A doença, nas formas graves, pode afetar o intestino, o pulmão, a bexiga e o diafragma, por exemplo", afirma a médica.

Os principais sintomas da doença são cólicas menstruais intensas, dores durante as relações sexuais, dificuldade para engravidar, infertilidade e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação. É preciso lembrar que a doença pode se desenvolver de forma assintomática também. 

O diagnóstico é feito por meio de exames ginecológicos físicos e laboratoriais. Para isso, é necessário exames como o ultrassom endovaginal e a ressonância magnética.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores intensas em várias partes do corpo e se manifesta principalmente nos tendões, músculos e articulações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o problema afeta 3% da população brasileira, principalmente mulheres na faixa dos 30 aos 55 anos.

De acordo com a geriatra, os principais sintomas da doença são dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, cansaço excessivo e dor generalizada. A doença tem controle e o tratamento correto pode aliviar as dores significativamente. “Ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente são fundamentais para controlar os sintomas da fibromialgia”, alerta.

Enxaqueca

Primeiramente, é preciso esclarecer que a enxaqueca não é um sinônimo para cefaleia (termo técnico para designar a dor de cabeça). “Normalmente, as pessoas estão com dor de cabeça e confundem com a enxaqueca”, explica Karol.

A enxaqueca é considerada um tipo de cefaleia. Porém, com outros sintomas além da dor de cabeça. Relatos de pessoas que sofrem de enxaqueca descrevem a dor como unilateral e latejante. Na maioria das vezes acompanhada de náuseas, vômitos e intolerância à luz, sons e cheiros fortes.

piores dores do mundo

“O consumo de alimentos como queijos, chocolate, café e ingestão de bebida alcoólica são fatores que podem desencadear uma crise. Além disso, transtornos de humor, como a ansiedade e a depressão, também estão associados ao desenvolvimento de enxaqueca”, completa a médica.

Câncer 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença surge a partir de uma mutação genética. Isto é, uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.

Há diversos fatores, internos e externos, que contribuem para o desenvolvimento do câncer, que não possui uma causa única. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente, aos hábitos e à qualidade de vida do paciente. Já as internas são geneticamente pré-determinadas. Mas é importantes que o câncer é multifatorial.

“A dor do câncer gera isolamento social, problemas emocionais, sofrimento de familiares e impacto negativo na qualidade de vida do paciente. Por isso, ela pode ser considerada uma das piores dores do mundo entre as mais frequentes”, aponta Karol.

Para tentar prevenir o problema, o INCA aconselha adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regulares, ter uma alimentação equilibrada, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de tabaco e de álcool.

Descontos em medicamentos para cuidar da sua saúde

A boa notícia é que o Instituto de Longevidade disponibiliza, para seus associados, um benefício que dá direito a descontos exclusivos em medicamentos. Caso você sofra com as piores dores do mundo, podemos ajudar na hora de comprar os remédios.

São descontos a partir de 47% em medicamentos genéricos e a partir de 16% em medicamentos de marca. O benefício é vitalício enquanto você for associado do Instituto e pode ser utilizado em farmácias em todo o país. E o melhor? Sem nenhum limite de utilização.

Sabemos o quanto saúde custa caro, mas investir em seu bem-estar é necessário para ter uma vida cada vez mais longeva. Com esse intuito, o Instituto oferece o melhor serviço para seu público, pensando sempre que, para viver mais e melhor, precisamos cuidar da nossa Longevidade Financeira.

Cuide de seu bolso e de sua vida: seja um membro do Instituto de Longevidade. É rápido, fácil e gratuito. Seja membro do Instituto de Longevidade MAG e tenha descontos em medicamentos, evitando assim as piores dores do mundo.

Leia também:

Envelhecimento masculino é cercado de desafios de saúde e qualidade de vida

Satisfação com o envelhecimento é uma forma de diminuir a mortalidade de idosos

Como certas atitudes na alimentação podem influenciar a saúde cardiovascular?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: