Um estudo conduzido por pesquisadores franceses aponta que a nicotina pode ter efeito benéfico contra o novo coronavírus. Após analisarem várias pesquisas realizadas em todo mundo, os cientistas perceberam uma baixa proporção de fumantes entre os pacientes com a Covid-19.

A hipótese ganhou ainda mais força com a divulgação do último relatório francês, realizado com 350 pacientes internados em estado grave e outros 150 em estado leve. Do total, apenas 5% eram fumantes.

"A hipótese é baseada no fato de que a nicotina impede, ou retém, o coronavírus de se fixar no receptor celular que ele normalmente utiliza", explica o médico Jean-Pierre Changeux, do Instituto Pasteur. Segundo o especialista, a nicotina se fixa no mesmo receptor celular que o coronavírus, evitando que o vírus penetre nas células e se espalhe pelo organismo.

Os cientistas agora aguardam a autorização do Ministério da Saúde francês para testar o uso de adesivos de nicotina em pacientes com Covid-19. Inicialmente, serão realizados três ensaios: um preventivo, para proteger profissionais de saúde; e dois terapêuticos, para tratar pacientes em estado mais grave.

Contudo, os especialistas advertem que fumar causa inúmeros danos ao organismo, que agravariam ainda mais o quadro de saúde de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Isso, sem falar nos demais problemas já conhecidos, como câncer, ataque cardíaco e disfunção erétil.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: