A vacina para Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com o laboratório AstraZeneca teve resultados positivos em idosos. Segundo comunicado feito pela empresa nesta segunda-feira (26), a vacina produziu “robusta” resposta imune em adultos mais velhos, que fazem parte do grupo de risco da doença.

Além disso, a corporação afirmou que os testes com participantes acima de 56 anos tiveram baixos níveis de reações adversas. Ainda segundo o comunicado, os resultados também foram positivos em adultos saudáveis entre 18 e 55 anos.  "É encorajador ver que as respostas imunes foram similares entre jovens e idosos”, afirmou a AstraZeneca em comunicado enviado por e-mail.

Anteriormente, o CEO da empresa, Pascal Soirot, já havia afirmado que a vacina para Covid-19 provavelmente oferecerá proteção contra a doença por até um ano. “Os resultados constroem ainda mais o corpo de evidências de segurança e imunogenicidade da AZD1222”, complementou a empresa, citando o nome técnico da vacina.

Resposta imune

O sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que bloqueiam e eliminam agentes estranhos do organismo. A resposta imune é a resposta coletiva e coordenada desses elementos quando entra em contato com esses agentes estranhos, e é dividida em inata e adquirida ou adaptativa.

A resposta inata é uma resposta não específica que age contra qualquer elemento que o sistema imunológico considere como uma ameaça. Já a resposta adquirida é específica, produzindo anticorpos para combater cada doença. As vacinas agem justamente estimulando o sistema imunológico a produzir esses anticorpos.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: