Como anda o seu equilíbrio? Ele tem piorado com a idade? Você já caiu ou tem medo de cair?

Você sabia que quem já caiu uma vez tem mais chance de cair novamente? Dos idosos com mais de 65 anos, 30% deles caem, pelo menos, uma vez por ano.

As quedas são muito comuns na Terceira Idade e, infelizmente, são a segunda causa de morte em idosos. A maioria delas acontece dentro de casa ou próximo a ela por perda de equilíbrio.

Na verdade, o grande problema das quedas são as suas consequências, que podem ser graves e deixar sequelas, como dificuldade de realizar algum movimento e até mesmo de andar.

Riscos de uma queda

Veja o que uma queda pode causar:

  • Ferimentos
  • Trauma craniano
  • Hospitalização
  • Incapacidade
  • Fraturas
  • Morte

Mas, a boa notícia é que as quedas podem ser evitadas. E, como ninguém quer passar por isso, o primeiro passo é saber como anda o seu equilíbrio, através do desafio de 10 segundos.

Desafio de 10 segundos

Você consegue ficar na posição abaixo por 10 segundos?

A posição é a seguinte:

Coloque um pé totalmente à frente do outro, encostando o calcanhar nas pontas dos dedos do pé de trás e ficar por 10 segundos.

Você pode mexer os braços, dobrar os joelhos ou balançar o corpo para manter o equilíbrio, mas NÃO pode mexer os pés, tá?

Se estiver muito fácil, agora tente com os olhos fechados!

Anote o tempo que ficou na posição sem mexer os pés.

Ah! Importante: faça perto de uma parede ou algo que você possa se apoiar, por questão de segurança, ok?

equilíbrio

Veja a classificação de acordo com o tempo.

Como melhorar o equilíbrio

Embora o equilíbrio piore com a idade, é possível melhorá-lo com exercícios específicos e de fortalecimento muscular. Inclusive, essa é uma recomendação da OMS para TODAS as pessoas com mais de 60 anos. Você sabia?

Pessoas que realizam exercícios físicos têm mais força muscular, menos doenças que afetam a visão, a sensibilidade da pele, a função cardiovascular e a função neurológica, além de tomarem menos remédios.

Além de reduzir em quase 50% o risco de mortalidade, os exercícios físicos podem reduzir em até 70% o risco de quedas e de melhorar em até 80% o equilíbrio.

Ou seja, os exercícios físicos conseguem controlar vários fatores que levam à perda de equilíbrio e às quedas.

Então, fica a dica de fazer exercícios específicos de equilíbrio, que você pode encontrar nas minhas redes sociais e em todas as aulas do programa Meu Corpo em Forma após os 60.

Faça o desafio e escreva nos comentários se você conseguiu ficar 10 segundos na posição!

E, depois, compartilhe esse desafio com seus amigos. Pode ser?

Beijos no coração!

Confira mais dicas de exercícios nas redes sociais da Denize Terra


Quem ama, cuida. Quem cuida, protege. Conheça agora o seguro de acidentes pessoais da MAG Seguros e indique aos seus pais.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: