O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou no início de abril que máscaras de pano podem ser utilizadas por “qualquer pessoa” como barreira contra o coronavírus. A intenção do Ministério é garantir que o público em geral priorize o uso de máscaras alternativas, diminuindo o consumo das cirúrgicas e das N95, que já estão escassas no mercado.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

A recomendação do órgão é que essas máscaras, que apresentam uma proteção maior, sejam utilizadas apenas por profissionais de saúde, por pessoas com sintomas da doença (como tosse e dificuldade de respirar) e por pacientes já contaminados. 

Como funcionam as máscaras de pano contra o coronavírus

De acordo com uma nota emitida pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), as máscaras de pano podem servir como uma barreira mecânica para quem precisa sair de casa. 

Embora ofereçam um nível de proteção menor do que as outras, podem funcionar como medida preventiva, diminuindo a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Ou seja, por aquelas que podem estar transmitindo o vírus, mas não sabem.

As máscaras conseguem evitar que as gotículas de fala, tosse ou espirro atinjam outros indivíduos ou superfícies, dessa forma agindo contra a transmissão. No entanto, a SBI deixa claro que os produtos feitos com pano não impedem que quem a use seja contaminado, já que não possuem capacidade de filtragem.

Cuidados com a sua máscara de pano

O Ministério da Saúde também recomenda que as máscaras de pano sejam de uso individual, não devendo ser compartilhadas por ninguém. Assim, mesmo em uma grande família, cada pessoa deve ter sua própria máscara.

Além disso, elas devem ser trocadas após duas horas de uso ou caso fiquem úmidas. Por isso, o indicado é que cada um tenha mais de uma máscara de pano e que sempre carregue uma reserva, caso precise sair de casa.

“Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, informou o manual divulgado pela pasta no dia 2 de abril sobre como usar máscaras de pano.

De acordo com esse material, as máscaras podem ser feitas de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos e devem ter pelo menos duas camadas de pano. Elas também precisam de elásticos ou tiras para que sejam amarradas em cima das orelhas e embaixo da nuca. Além disso, é preciso tomar cuidado com as medidas: o pano deve cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços laterais.

A higienização deve ser feita pelo próprio indivíduo. “Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos”, afirma Mandetta.

No último domingo (5), o ministro publicou em seu perfil oficial no Twitter um vídeo com mais informações sobre como usar as máscaras de pano.


Cadastre-se aqui para receber notícias e informações atualizadas sobre coronavírus no seu e-mail todos os dias.


Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre a crise do coronavírus

Proteja-se do coronavírus e das informações falsas: veja mitos e verdades sobre a doença



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: