Mesmo quem acredita estar fazendo um belo trabalho na limpeza da casa corre o risco de ignorar determinados itens na faxina semanal. Não que esqueça deles, mas por não fazer com a frequência necessária. A seguir, listamos dez peças e utensílios que precisam de uma higienização constante – e que muitas vezes são ignorados no dia a dia.

Limpeza da casa: como limpar os objetos corretamente 

Sapato

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas, sempre que vai para a rua, acaba pisando em poeira, fezes de animais, escarro e mais um tanto de contaminação que é levada diretamente para dentro da sua casa.

Para evitar que tudo isso se acumule no ambiente doméstico, é necessário ter, no mínimo, um capacho de plástico na entrada. "Isso já eliminaria cerca de 85% da contaminação", diz o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Como são laváveis, os tapetinhos devem ser higienizados uma vez por semana. Agora, quando houver uma visita a hospital ou cemitério, locais em que são encontradas bactérias de alto grau de infecção, todo sapato pede um cuidado especial: assim que chegar em casa, aplique desinfetante em toda a sola com uma escovinha e espere secar bem antes de guardá-lo.

Esponja de cozinha

Por ser o item mais contaminado da casa, a esponja de lavar louça precisa de um cuidado especial. Diariamente ela tem de ser higienizada, para eliminar o grande número de bactérias acumuladas ali. Há três formas de fazer isso, segundo o Dr. Bactéria:

  1. Ferver a esponja: quando a água entrar em ebulição, coloque a buchinha, aguarde de 3 a 5 minutos e desligue. Deixe ali até o líquido esfriar.
  2. Misturar 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária e mergulhar a esponja por 10 minutos.
  3. Retirar todo o detergente ou sabão, umedecer bastante, envolver em papel-toalha, colocar sobre um pires e levar ao micro-ondas por 2 minutos, em potência máxima.

Além disso, recomenda-se a troca semanal da esponja.

Pano de cozinha

Quem adota um pedaço de tecido para limpar e enxugar a pia e o deixa parado por muito tempo na superfície úmida precisa saber que o paninho chega a ter 1 milhão de bactérias a mais do que o tampo do vaso sanitário de um banheiro público, como alerta o Dr. Bactéria.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Por isso é extremamente importante desinfetá-lo com frequência. Para tanto, mergulhe-o em 2 colheres (sopa) de água sanitária dissolvidas em 1 litro de água por 10 minutos (se for branco) ou em desinfetante doméstico (se for colorido). Na sequência, enxágue e coloque-o, sozinho, na máquina de lavar, para não contaminar nenhuma outra peça. Finalize a higienização passando-o com ferro bem quente.

Telefone celular

Equipamento que é levado para todos os lugares e manuseado com mãos sujas (mesmo sem perceber), o celular acaba acumulando diversos micro-organismos que podem provocar doenças, como micoses, conjuntivites etc.

"A maioria das contaminações são causadas devido a sujeiras contidas em nossas mãos", aponta Aline Tancler Stipp, doutora em microbiologia e professora do curso de Medicina da PUCPR Campus Londrina. O ideal é que o aparelho seja higienizado diariamente com álcool em gel e mantido em lugares secos e arejados.

Controle remoto 

Taí outro item manuseado com alta frequência e que pode ser grande fonte de contaminação. Isso porque os controles da TV, do ar-condicionado, do DVD, entre outros, ficam dispersos em vários ambientes da casa e são utilizados inclusive na hora das refeições.

limpeza da casa

Foto: R.classen/Shutterstock

A limpeza dos controles deve ser feita com álcool isopropílico, pois possui menor concentração de água. "Assim, evita-se a oxidação do aparelho", explica a especialista em microbiologia. Essa limpeza deve ser realizada superficialmente, uma vez por semana, com a ajuda de um pano limpo e seco.

Escova de dente 

Se não for bem cuidada, a escova de dente pode se tornar vilã da saúde, já que costuma ser esquecida na pia do banheiro, no fundo da bolsa ou na gaveta do escritório, acumulando e proliferando micro-organismos. Isso sem contar que as descargas de vasos sanitários liberam diferentes e perigosos tipos de micro-organismos, que atingem as cerdas de escovas expostas no banheiro.

"A limpeza deve ser realizada sempre que ela for utilizada: lavar com bastante água corrente, bater no canto da pia para retirar o excesso de água e não secar com toalha nem papel. Lembre-se de guardar em lugar seco e limpo e trocar a escova a cada dois meses, evitando o acúmulo de sujeira e a proliferação de microrganismos", ensina a microbiologista. 

Álcool toda semana na limpeza da casa

Alguns itens são tão inseridos no nosso dia a dia que mal nos damos conta de que precisam ser limpos o tempo todo. Nesse caso, a recomendação das médicas infectologistas Thatiane Nakadomari, do Hospital São Vicente, em Curitiba, e Dania Abdel Rahman, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, é limpá-los com álcool gel doméstico 70%, pelo menos uma vez por semana, com no mínimo 30 segundos de fricção. Neste grupo, entram 

  •  Maçanetas de portas (especialmente a do banheiro)
  •  Vaso sanitário
  •  Teclado de computador
  •  Torneira de banheiro

Thatiane Nakadomari lembra que existem muitas técnicas caseiras que recomendam o uso de vinagre. Entretanto, ele não é suficiente para a descontaminação. Apenas o hipoclorito de sódio – a conhecida água sanitária – é capaz de descontaminar. Mas é preciso atenção, porque é extremamente corrosiva e tóxica. 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: