É fato! Com a idade, a pele fica mais fina, com uma proteção dérmica menor. Junto com baixas temperaturas, menor umidade do ar e redução na transpiração, o resultado é terrível. A pele fica mais áspera e ressecada, por vezes, até descamando. Por isso, o inverno pede mais cuidados com a pele.

Mas, não se preocupe! Não é preciso gastar muito com isso. Nem sempre os cuidados com a pele necessitam de tratamentos caros ou uso de cosméticos de valor mais elevado.

Confira abaixo cmo manter a sua pele bem saudável durante os dias mais frios.

Inverno pede mais cuidados com a pele, mas é possível cuidar de forma simples

Em primeiro lugar, é preciso entender que combater esse problemas decorrentes do frio com hidratante é um erro, ensina a dermatologista Magda Expósito, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Há uma série de medidas que devem ser tomadas, a começar pelo banho.

No chuveiro, por mais delicioso que seja permanecer debaixo d’água quentinha, é necessário ficar atento aos cuidados com a pele. Nada de ficar muito tempo! Cronometre para que ele seja rápidon e garanta que a temperatura não esteja alta demais. Prefira o morno ao quente, assim evita-se remover a oleosidade da pele, que funciona como proteção.

Há uma dica também no uso do sabonete, indica a médica, que é também colaboradora do Departamento de Cosmiatria da Faculdade de Medicina do ABC. O produto deve ser suave, não abrasivo. Ao aplicá-lo na pele, evite ensaboar demais. E nada de bucha. A combinação dos dois retira a hidratação natural da pele.

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de investir em dois banhos por dia, a recomendação da especialista é evitar usar sabão novamente em todo o corpo. Siga os mesmos procedimentos do primeiro, em relação à temperatura e à duração, e aplique apenas as dobras, como axilas e virilhas.
Mulher em torno de anos 60 aplicando creme no cotovelo no quarto, para hidratar a pele seca já que o inverno pede mais cuidados com a pele.Crédito: fizkes/shutterstock

Como escolher os hidratantes certos?

Quando a pele ressecar, ensina a especialista, é preciso escolher um hidratante sem perfumes ou corantes. “Os com base em ureia costumam hidratar bem. Mas, para saber o melhor para cada tipo de pele e para cada caso, o melhor ter a orientação de um dermatologista.” Aplique após o banho, ainda com a pele úmida, para que o produto penetre melhor na pele.

E quem acha que a alimentação não tem reflexo direto na pele se engana. A orientação dos dermatologistas é acostumar-se a comer legumes, hortaliças e frutas, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Além disso, é importante ingerir água – o que muita gente evita por causa do frio.


O inverno pede mais cuidados com a pele e isso não é novidade. Porém, quando o corpo dá sinais de problemas por conta de ressecamento, manchas ou outros problemas, é hora de se cuidar. E para te ajudar nesses momentos, o Instituto de Longevidade tem o Programa de Benefícios ViverMais.

Com o Programa ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada. Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Cuidados com a casa podem afetar sua saúde; saiba como minimizar problemas

Descontos em Medicamentos: conheça o benefício que integra o programa ViverMais

O que comer para viver mais? Veja o que diz novo estudo

Compartilhe com seus amigos