A campanha de vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19 tem mostrado resultados positivos, de acordo com um levantamento realizado pelo jornal Estadão. O volume de internação de idosos com mais de 90 anos caiu 20% após pouco mais de um mês do início da fase de imunizações.

Em contrapartida, a internação de jovens entre 30 e 39 anos com Covid-19 aumentou 50%. No geral, o avanço no número total de hospitalizações foi de 10%, o que reforça a necessidade de aceleração do processo de vacinação em massa.

A análise foi realizada com base nos dados divulgados pelo Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde. O sistema traz os números de internações com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Com relação às internações diretamente relacionadas à Covid-19, o Sivep-Gripe mostra que o número de internação de idosos com mais de 90 anos caiu de 528 para 425 entre a última semana de janeiro e a última semana de fevereiro.

Número de internação de idosos cai em todo país com campanha de vacinação.

Idosos fazem fila em São Paulo para receber primeira dose da vacina contra Covid-19. Foto: Nelson Antoine / Shutterstock.

Com a continuidade da campanha de vacinação, outras faixas etárias também vêm mostrando melhoras, mesmo que ainda sutis. Se realizarmos um recorte a partir dos 60 anos de idade, a redução no número de internação de idosos caiu 2,7%.

Os dados do mês de março ainda não foram computados pelo Ministério da Saúde e disponibilizados no sistema.

Vacinação X internação de idosos

No Brasil, a campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em 18 de janeiro deste ano. As primeiras doses foram destinadas a profissionais de saúde, indígenas e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Na primeira semana de fevereiro, pessoas com idade igual ou superior a 90 anos começaram a receber as doses da vacina.

De acordo com especialistas, trata-se ainda de um curto período para garantir que a queda no número de internações de idosos tenha sido causada somente pela imunização. Contudo, existe um consenso entre os pesquisadores de que os resultados das primeiras doses da vacina já estejam aparecendo.

 Até o momento, o Brasil já vacinou cerca de 43,4 mil idosos com idade igual ou superior a 90 anos.


Só quem participa do grupo de WhatsApp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também

Projeto de lei quer ampliar grupos prioritários para vacinação da Covid-19; veja quem pode entrar na fila

Campanha de vacinação contra gripe começa em abril

Reinfecção por Covid-19 em idosos pode ser mais frequente, diz estudo

Conheça os sintomas graves do coronavírus que são pouco falados

Proteja-se do coronavírus e das informações falsas: veja mitos e verdades sobre a doença

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: