Além dos cuidados básicos de higiene pessoal, as medidas de prevenção necessárias contra o coronavírus incluem outras formas de limpeza que podem ajudar a manter a doença longe da sua casa e da sua família. 

De acordo com um estudo publicado no último dia 17 na “New England Journal of Medicine”, o vírus pode sobreviver por até três dias em diferentes superfícies. O tempo exato depende de cada material. No caso do aço inoxidável e do plástico, são 72 horas, enquanto no papelão são 24 horas e no cobre, 4 horas.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Se você está se mantendo isolado e evitando andar na rua, é provável que esteja recebendo entregas de restaurantes e de mercados. Nesses casos, é importante se manter prevenido e cuidar para que os produtos sejam muito bem higienizados antes do consumo.

No entanto, se você ainda precisa sair para trabalhar ou resolver outros problemas, é preciso ficar atento para não voltar com o vírus a tiracolo. Tanto sair, quanto chegar em casa exigem cuidados específicos de higiene que podem ajudar a evitar a transmissão do coronavírus.

Dicas de higiene durante a crise do coronavírus

Produtos recebidos em casa

Dados mostram que o número de serviços de entrega tem aumentado desde que as pessoas começaram a se isolar em casa por causa da transmissão do coronavírus. A startup colombiana Rappi, por exemplo, registrou um aumento de 30% nos pedidos em toda a América Latina em comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo o economista e analista de dados Yuri Sampaio, o serviço desses aplicativos de delivery (entregas em casa) podem ajudar a minimizar os impactos econômicos da pandemia em pequenas e médias empresas. Além disso, contribuem para diminuir o número de pessoas nas ruas.

Mesmo que o contato seja reduzido, os cuidados de higiene devem ser mantidos. É importante lembrar que os produtos, mesmo aqueles embalados em sacolas ou pacotes, foram tocados por outras pessoas e podem auxiliar na transmissão do vírus.

Por isso, especialistas recomendam que a embalagem seja descartada imediatamente e que os produtos sejam higienizados. Se a embalagem tocar alguma superfície, como a pia da cozinha, esse local também deve ser higienizado. O ideal é utilizar álcool 70% para a higienização.

Depois, lembre-se sempre de lavar bem as mãos com água e sabão ou com álcool gel. Se você tocou na chave ou na maçaneta da porta, procure higienizá-los com álcool 70% também.

Alguns aplicativos de delivery estão oferecendo a opção de fazer as entregas sem contato físico. Nesses casos, o entregador deixa o produto, se distancia e espera que o cliente faça a retirada.

Cuidados na hora de voltar para casa

Para evitar a transmissão do coronavírus, especialistas sugerem o cumprimento de um protocolo de prevenção todas as vezes que um indivíduo chegar em casa. O primeiro passo é não tocar em nada antes de se higienizar.

Retire os sapatos e deixe-os isolados e afastados do resto da casa. Tire as roupas e, se não for lavá-las no mesmo momento, coloque-as dentro de uma sacola plástica para que não contaminem as outras que já estiverem no cesto de roupas sujas.

Separe uma caixa para deixar perto da porta. Sempre que entrar, poderá deixar suas chaves, sua carteira ou sua bolsa ali até o momento de higienizá-las. Tome um banho em seguida. Se isso não for possível, lave bem as áreas que foram expostas (principalmente as mãos) com água e sabão ou com álcool gel.

Não se esqueça de higienizar seu celular, seus óculos e outros acessórios também, além dos itens deixados em uma caixa perto da porta. Se trouxe algum produto de fora, como compras do mercado, descarte as embalagens.

Se você tiver um animal de estimação e precisar sair com ele, lembre-se sempre de higienizar suas patas quando voltar para casa.

Cuidados na hora de sair

Se realmente precisar sair de casa, prepare-se para evitar a contaminação. Se tiver cabelo comprido, opte por deixá-lo preso. Além disso, evite acessórios dispensáveis, como brincos e anéis. 

Além do álcool gel, carregue também alguns lenços descartáveis para usar caso precise segurar algo ou tocar uma superfície. Após seu uso, descarte-os em uma lixeira. 

Evite usar dinheiro, não use o transporte público e mantenha distância das pessoas. Mantenha as mãos sempre limpas e nunca toque o rosto antes de higienizá-las.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: