Nos últimos dias, muitas pessoas começaram a compartilhar notícias sobre possíveis medicamentos, como a hidroxicloroquina),que poderiam combater e até curar o coronavírus. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desmentiu essas informações.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

De acordo com um anúncio feito pela agência nesta quinta-feira (19), o recomendado é que remédios que contenham hidroxicloroquina e cloroquina não sejam usados no combate ao Covid-19. Isso porque ainda não existem estudos conclusivos sobre o uso dessas substâncias para o tratamento da doença.

“Não há recomendação da Anvisa, no momento, para o uso em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação. Ressaltamos que a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde”, alertou o comunicado.

Pesquisas com hidroxicloroquina para o tratamento do coronavírus

As notícias sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina começaram a circular depois que estudos feitos com essas e outras substâncias para o combate ao coronavírus foram divulgadas. As pesquisas estão sendo feitas em vários lugares do mundo e algumas já começam a apresentar resultados positivos.

Um estudo publicado por cientistas chineses no início do mês revelou que a hidroxicloroquina foi eficiente ao inibir o vírus em laboratório. Já na França, a cloroquina foi testada em um grupo de 20 pacientes que estavam infectados. De acordo com a pesquisa, o vírus sumiu após seis dias em 70% das pessoas testadas.

No entanto, a Anvisa deixa bem claro: “Para a inclusão de indicações terapêuticas novas em medicamentos, é necessário conduzir estudos clínicos em uma amostra representativa de seres humanos, demonstrando a segurança e a eficácia para o uso pretendido”.

Hoje, a hidroxicloroquina é um medicamento usado na prevenção e no tratamento de alguns tipos de malária. A substância também pode ser utilizada no tratamento da artrite reumatoide, do lúpus e da porfiria cutânea tarda. E, no momento, ainda não é indicada para o tratamento do coronavírus.


Cadastre-se aqui para receber notícias e informações atualizadas sobre coronavírus no seu e-mail todos os dias.


Leia também

Uma pessoa que já teve coronavírus pode ser infectada de novo?

Vacina contra o coronavírus é testada na China e nos Estados Unidos


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: