Os grupos prioritários para vacinação da Covid-19 podem ser ampliados. A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (31), o texto-base de um projeto de lei que estabelece 16 categorias como prioridade no plano de imunização.

O texto inclui as seguintes categorias:

- Caminhoneiros autônomos e profissionais de transporte de cargas e mercadorias

- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e metroviários de passageiros

- Pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar

- Agentes de segurança pública e privada que realizem atividade externa

- Profissionais do Sistema Único de Assistência Social, das entidades e organizações de assistência social e conselheiros tutelares que prestem atendimento ao público

- Trabalhadores da educação do ensino básico em exercício nos ambientes escolares

-Coveiros, atendentes e agentes funerários

- Profissionais que trabalham em farmácias

- Oficiais de Justiça

- Taxistas e mototaxistas

- Profissionais da limpeza pública.

O projeto precisa ainda ser votado na Câmara e no Senado, com posterior sanção presidencial. Se aprovado, o projeto de lei nº 1.011/2020 deve alterar a lei 14.124/2021, que define as medidas do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Projeto de lei quer ampliar grupos prioritários para vacinação da Covid-19; veja quem pode entrar na fila | Foto:  Nelson Antoine/Shutterstock

Projeto de lei quer ampliar grupos prioritários para vacinação da Covid-19; veja quem pode entrar na fila | Foto:  Nelson Antoine/Shutterstock

Forças de segurança também entram no grupos prioritários para vacinação da Covid-19

O Ministério da Saúde também anunciou na quarta-feira (31) que parte das forças de segurança será contemplada já na próxima etapa da vacinação.  Com a decisão, devem ser imunizados os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, no atendimento pré-hospitalar, nas ações de imunização contra a Covid-10 e na fiscalização de medidas de distanciamento social.

Isso significa que esses trabalhadores vão passar na frente na fila de prioridades. Atualmente, estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos. Depois das forças de segurança, a próxima categoria a ser contemplada será a de quem está na faixa de 60 a 64 anos.

Conforme explicou o ministério, a decisão de antecipar a vacinação das forças de segurança teve como base a atuação deles no combate à pandemia. “Decidimos antecipar a vacinação de uma parcela desse grupo seguindo critérios que atendam o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 levando em conta a função que cada agente exerce para o combate à pandemia”, explicou à Agência Brasil a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Francieli Fontana.


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: