Estou com uma fraqueza hoje! Ou: hoje sinto fadiga! As duas sentenças podem parecer iguais, mas não significam a mesma coisa.

Conhecer as diferenças entre uma e outra é importante por alguns motivos. O primeiro é que você vai entender melhor o que se passa em seu corpo.

O segundo é que saber é uma ferramenta importante para o diagnóstico médico – afinal, elas não são doenças, mas sintomas.

“Muitas alterações poderiam provocar ambas”, diz o médico e psicólogo Roberto Debski. Seja fadiga, seja fraqueza, a recomendação é procurar um médico se o sintoma permanecer por mais de um mês.

O especialista explica que o diagnóstico passa por anamnese (histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico) e pode ser acompanhada por exames simples, como hemograma, ou mais complexos.

Confira, a seguir, a diferença entre elas.

O que é fadiga – e como prevenir

Sabe aquele dia em que você conseguiu dar fim à interminável lista de afazeres? Ou que foi para uma festa que durou até de madrugada?

O que você sente depois dessas experiências intensas é a fadiga, um cansaço acompanhado da necessidade de descansar “por causa da falta de energia ou força”, segundo Ana Paula Simões, ortopedista e traumatologista,  professora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

“Pode ser resultado de excesso de trabalho, falta de sono, preocupação, tédio ou falta de exercício”, afirma a médica. Ela diz que pode ser causada por uma doença, como a depressão, ou por um tratamento, como a quimioterapia.

Se a fadiga for apenas resultado do esforço, ela desaparece com o descanso. Se tiver surgido devido a uma gripe, some com o fim da doença. Caso tenha sido provocada por uma situação estressante, também vai embora quando a tensão é aliviada.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


O problema é se você mantiver uma agenda lotada, sem brechas, provocando o acúmulo de cansaço. “Se continuar assim, a tendência é piorar. Corpo e mente não aguentam. Se não brecar por bem, o corpo vai brecar”, informa Debski. A solução, nesses casos, é diminuir o ritmo, respeitar o corpo e a mente e buscar atividades prazerosas, que ajudem a relaxar.

Outro sinal de alerta é quando ela dura mais de duas semanas. A ortopedista explica que, nesses casos, o sintoma pode estar relacionado a doenças como anemia, problemas no coração (doença da artéria coronária ou insuficiência cardíaca), desordens metabólicas (diabetes), problemas com a glândula tireoide e doença renal ou hepática.

Há ainda a possibilidade de estar associada à síndrome da fadiga crônica. Nesse caso, o cansaço aumenta com exercícios físicos ou mentais e não desaparece em repouso.

“Se a fadiga ocorre sem uma causa óbvia, é importante avaliar a sua saúde mental”, salienta a médica. “Pode ser sinal de ansiedade ou depressão.”

Atenção também se o sintoma ocorrer com problemas de aumento da respiração, sinais de uma doença grave, sangramento anormal ou perda de peso inexplicada ou ganho. Nesses casos, não hesite em procurar ajuda médica.

O que é fraqueza – e como prevenir

Você se lembra daquele Carnaval em que ficou na folia por alguns dias seguidos?

Aquela falta de força física ou muscular que vem na sequência, exigindo mais esforço para movimentar braços e pernas, é a fraqueza.

A boa notícia é que bastam alguns dias de repouso para que a dor muscular e essa falta de força desapareçam. A menos que ela comece a piorar. Nesses casos, é imperativo procurar um médico, sinaliza a ortopedista.

“Fraqueza muscular súbita e perda de função de uma área do corpo podem indicar um problema grave no cérebro, como um acidente vascular cerebral ou um ataque isquêmico transitório, ou da medula espinhal com um acometimento de nervo específico no corpo”, diz Ana Paula. O recomendado: ir direto a um especialista.

fadiga

Crédito: Elle Aon/Shutterstock

A professora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo destaca ainda que a fraqueza muscular pode estar associada a alterações de minerais; infecções como a urinária e a respiratória; problemas na glândula tireoide, como hipo ou hipertireoidismo; Síndrome de Guillain-Barré, que provoca fraqueza em pernas, braços e outros músculos; e miastenia gravis, uma condição autoimune que atinge os músculos. 

Para não ficar na dúvida nem brincar com a saúde, se sentir fraqueza por 15 dias seguidos, procure um médico.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: