Uma pesquisa liderada pela Universidade de Harvard revelou que a Covid-19 reduziu em quase dois anos a expectativa de vida do brasileiro. O índice crescia de forma ininterrupta desde 1945 e a estimativa era de que chegasse a 77 anos em 2020. No entanto, a morte de cerca de 195 mil brasileiros no ano passado em função da doença reduziu essa média para 75 anos.

Com a participação de pesquisadores de Harvard, Princeton, Universidade do Sul da Califórnia e Universidade Federal de Minas Gerais, o estudo mediu o impacto direto das mortes por Covid-19 na demografia brasileira.

O Distrito Federal foi o local mais afetado: enquanto a média nacional diminuiu em 1,94 ano, a expectativa de vida no DF sofreu uma redução de 3,68 anos. Amazonas, Amapá, Roraima e Espírito Santo vieram logo atrás, também com uma redução de mais de três anos na esperança de vida ao nascer de seus habitantes.

Impactos da Covid-19 na longevidade do brasileiro

De acordo com a demógrafa Márcia Castro, chefe do departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard e líder do estudo, foram apenas considerados os óbitos causados pela Covid-19. No entanto, o excesso de mortes no Brasil em 2020 chamou a atenção dos pesquisadores. 

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o país contou com 275 mil mortes acima do esperado no ano passado. Ou seja, 80 mil a mais do que o número registrado como consequência da Covid-19. 

Como o dinheiro (ou a falta dele) afeta a expectativa de vida do brasileiro

Márcia explica que a queda da expectativa de vida do brasileiro deve impactar na queda do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mede o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade em relação a educação, saúde e renda.

Senhora idosa mexe na carteira vazia em cima de uma mesa, onde estão algumas poucas moedas. A imagem ilustra como o dinheiro afeta a expectativa de vida do brasileiro.

Crédito: CGN089/shutterstock

Além do impacto na longevidade dos brasileiros, a pandemia também afetou o seu bolso. De acordo com uma pesquisa feita pelo Insper em fevereiro a pedido do G1, o fim do auxílio emergencial no começo do ano levou cerca de 2 milhões de brasileiros para a pobreza em janeiro. Enquanto isso, 26 milhões de pessoas passaram a sobreviver com uma renda per capita de apenas R$ 250 por mês. 

Já uma pesquisa recente feita também pela Insper mostra que o novo auxílio emergencial, distribuído à população desde o começo de abril, não é suficiente para cobrir as necessidades básicas dos seus beneficiários. O estudo levou em conta o atendimento de necessidades básicas, como alimentação e higiene.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: