Não é só o frio que chega nesta época do ano. Com a baixa umidade do ar e os banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural do corpo, surgem algumas doenças de pele típicas de inverno, conhecidas popularmente como caspa, frieira e micose.

Para esclarecer sobre causas e tratamentos dessas doenças de pele, o portal do Instituto de Longevidade entrevistou os dermatologistas Anelise Ghideti, da AE Skin Center, médica-colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica, chefe do Setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo. Confira:

Caspa

doenças de peleCréditos: Doucefleur / shutterstock

A dermatite seborreica – também conhecida pelos nomes de caspa ou seborreia – é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Ela aparece sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo, nas sobrancelhas, na barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas e no peito.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Não é contagiosa e suas causas não são conhecidas. “Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro”, afirma Anelise. “Uma das causas possíveis é a menor exposição ao sol, agente que sabidamente melhora a dermatite seborreica”, diz Jabur, pontuando ser “muito frequente no público 50+, principalmente homens de pele clara”.

Segundo os especialistas, trata-se de uma doença de pele que evolui com períodos de piora e melhora, mas não existe cura definitiva. Os sintomas podem ser controlados com medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo – como xampus, loções e cremes de uso tópico –, exposição solar consciente e medidas dietéticas com a redução no consumo de álcool.

Frieira

doenças de peleCréditos: Astrid Gast / shutterstock

Frieira é o nome popular para micose interdigital, um processo inflamatório que ocorre entre os dedos dos pés provocado pelo calor, pela umidade e pelo atrito natural do local. A pele fica avermelhada, com fissuras e muitas vezes com infecções associadas.

“O local é ideal para a proliferação fúngica, pois, em geral, fica úmido e quente. Outros fatores que contribuem para o surgimento desta doença de pele são o uso de sapatos fechados e o fato de nem sempre conseguirmos enxugar bem os pés após o banho”, explica Anelise.

Trata-se de uma doença de pele contagiosa e por isso recomenda-se calçar chinelos em locais de piso com alta umidade – academias, vestiários, entorno de piscinas e sauna –, não usar sapatos emprestados e manter os próprios ventilados e higienizados.

Há cura para frieira, e o tratamento é feito com medicações antifúngicas associadas a produtos antiperspirantes, além de orientação de secar bem entre os dedos com toalhas, papel toalha e, se necessário, secador de cabelos na temperatura morna.

Micose

doenças de peleCréditos: pumatokoh / shutterstock

As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de tineas, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Existem várias formas de manifestação desta doença de pele, dependendo do local afetado e também do tipo de fungo causador. A presença de umidade e calor predispõe o aparecimento das lesões.

“Os fungos estão em toda parte e podem ser encontrados no solo e em animais. “Até mesmo na nossa pele existem fungos, que convivem conosco sem causar doenças. A queratina – substância encontrada na superfície cutânea, nas unhas e nos cabelos – é o "alimento" para estes fungos”, segundo Anelise.

“Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade, baixa imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (que alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença”, diz ela.

A micose é uma doença de pele contagiosa, mas tem cura. A prevenção se faz através de hábitos simples, como enxugar bem as áreas de dobras e entre os dedos dos pés, não andar descalço em pisos constantemente úmidos e usar somente o seu material de manicure. O tratamento é feito com medicações tópicas e/ou orais e deve ser sempre orientado por um dermatologista.

10 dicas para prevenir doenças de pele no inverno

  • Troque os banhos quentes pelos mornos e evite os demorados
  • Use sabonete com hidratante
  • Evite esponjas grossas e limite esfoliações no corpo e no rosto a uma vez ao mês
  • Seque-se com uma toalha macia e tenha atenção especial aos dedos dos pés
  • Aposte em hidratantes corporais à base de ureia, óleos vegetais e antioxidantes
  • Não abra mão do filtro solar, mesmo em dias nublados
  • Passe manteiga de cacau ou outros produtos umectantes nos lábios
  • Não compartilhe sapatos e evite andar descalço em pisos úmidos
  • Tenha seu próprio kit de manicure
  • Beba bastante líquido e mantenha uma dieta saudável
Compartilhe com seus amigos