Aliar diabetes e exercício físico pode ser um desafio para quem tem a doença. Pensando nisso, o projeto Correndo pelo Diabetes incentiva a prática da corrida por quem tem diabetes. O programa oferece auxílio para que os participantes adotem esse exercício em suas rotinas mantendo os cuidados com a hipoglicemia.

O Correndo pelo Diabetes (CPD) é um projeto social. O objetivo é estimular a prática da atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes. Quem participa do projeto tem acesso a profissionais da área de medicina especializados em diabetes, além de saúde mental, nutrição e exercícios físicos.

Veja os benefícios para quem participa do projeto:

- Aulas semanais de ioga

- Prescrição de treinos de corrida ou caminhada

- Participação em encontros virtuais com profissionais especialistas em diabetes

- Acesso a vídeos com exercícios de fortalecimento e mobilidade

- Relatórios semestrais de evolução no exercício e no tratamento

Diabetes e exercício físico: projeto oferece orientação para diabéticos praticarem corrida

CPD mostra que é possível aliar diabetes e exercício físico

O Correndo pelo Diabetes começou em 2017, com o nome “Correndo pela cura”. Na ocasião, o fundador do projeto, Bruno Helman, decidiu arrecadar dinheiro para a pesquisa clínica para a cura do diabetes, como forma de correr a maratona de Nova Iorque, que permite inscrições para quem faz doações a projetos de caridade.

“Impactado pela quantidade de pessoas mobilizadas em prol da causa, Bruno então decidiu mudar o nome para “Correndo pelo diabetes” e passou a percorrer o mundo levando a mensagem que o diabetes pode ser o começo de uma nova vida, mais ativa e saudável”, explicao CPD.

Atualmente, o programa tem 70 participantes ativos. Por causa da pandemia da Covid-19, as orientações e atividades do projeto são feitas de forma on-line.  

Pode participar qualquer pessoa que tenha diabetes. Não é necessário já ter praticado corrida ou ter bom condicionamento físico.

Programa oferece bolsas para uso gratuito dos benefícios

O Correndo pelo Diabetes está oferecendo bolsas integrais para pessoas com a doença que sejam atendidas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao projeto, é preciso pagar R$ 150 mensais. Porém, quem ganha a bolsa, pode usufruir do benefício sem pagar nada.

As inscrições podem ser feitas on-line.

Veja os critérios para seleção de bolsistas:

– Ter diabetes ou ser familiar de alguém com diabetes;
– Ser atendido exclusivamente pelo SUS;
– Diversidade (o CPD busca participantes de todos os lugares do Brasil, idades, gêneros e estilos de vida);
– Motivação;
– Participar ativamente do Programa;
– Responder semanalmente os feedbacks de treinos e glicemia.

via GIPHY

Diabetes e Longevidade

Se você tem diabetes, praticar exercícios físicos pode ser um desafio. Porém, a inclusão desse hábito na sua rotina é essencial para garantir sua longevidade. Além de ajudar na redução glicemia e no controle da doença, a atividade física promove mobilidade, fortalecimento e melhorias cardiovasculares.

À medida que você ganhar mais saúde, estará também economizando dinheiro. Afinal, um corpo saudável significa menos gastos com remédios e consultas médicas, além de mais disposição para o trabalho.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: