Passado o mês de outubro, auge da primavera, quando todos os cuidados estão voltados para a saúde e o bem-estar delas, novembro chega fazendo um convite especial, desta vez ao público masculino com mais de 40 anos: estamos no Novembro Azul. Então que tal marcar uma consulta com o seu urologista?

O movimento que surgiu na Austrália em 2006 tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata e da importância da realização do exame para um diagnóstico precoce. Atualmente, cerca de 20% dos casos só são descobertos em estágio avançado.

O urologista Alfredo Canalini explica que isso acontece porque a doença é assintomática em sua fase inicial.

“O paciente que não realiza exames periódicos, só vai procurar o médico quando começar a sentir dores. O problema é que essas dores são causadas por outras estruturas do corpo já afetadas pelo problema que se espalhou”, esclarece o especialista.

Secretário geral eleito da Sociedade Brasileira de Urologia, Canalini conta que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (INCa) divulgou uma estimativa de 61.200 novos casos da doença só naquele ano, número que se repete em 2017. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de óbitos de pacientes com câncer de próstata chegou a 14.484 no ano passado.

“Os dados são bastante preocupantes. Estamos falando da segunda principal causa de morte por câncer. Uma doença tão prevalecente assim precisa de uma atenção especial das autoridades”, afirma Canalini, que apoia a realização do Novembro Azul.

“A identificação precoce do problema pode aumentar as chances de cura do paciente em até 90%”

O tratamento depende de alguns fatores, como a extensão da doença e outras disfunções associadas, a probabilidade de cura, os efeitos colaterais, a manutenção de uma boa qualidade de vida, a idade do paciente e sua expectativa de vida. Engana-se quem pensa que se trata de uma doença exclusiva entre maiores de 50 anos. Apesar de o risco do problema aumentar significativamente após essa idade, 40% dos casos são diagnosticados em homens que ainda não chegaram aos 40 anos. As opções de tratamento passam por cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, vacinas, terapias alvo e, mais recentemente, o HIFU - High Intensity Focused Ultrasound (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade).

O especialista alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A maioria, porém, cresce de forma lenta e demoram cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Daí a importância do diagnóstico precoce.

“A identificação precoce do problema pode aumentar as chances de cura do paciente em até 90%”, garante Canalini. Segundo ele, não há como prevenir o câncer, mas uma dieta pobre em gordura e proteína animal e rica em verduras e vitaminas tende a proteger o organismo.

Mas é importante ter em mente que as campanhas são apenas para conscientizar a população e lembrar que os cuidados com a saúde devem ser tomados durante todo o ano. E não deixe de marcar a sua consulta com um urologista. Afinal de contas, estamos no Novembro Azul.

Compartilhe com seus amigos