O impacto da Covid-19 nas Eleições 2020 está deixando muitos eleitores receosos em praticar o dever cívico. Porém, estando bem informado e adotando as medidas de prevenção à doença corretamente, é possível votar em segurança. 

Apoiado por uma consultoria de especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um Plano de Segurança Sanitária que visa assegurar a saúde de todos os envolvidos no pleito. Dentre as medidas adotadas estão uso de máscara facial, distanciamento e uso de álcool em gel nas cabines de votação.

O primeiro turno das Eleições 2020 ocorre no próximo domingo, dia 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, será duas semanas depois, no dia 29 de novembro. Em ambas as datas, o horário de votação é das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h será preferencial para pessoas do grupo de risco da Covid-19 (leia mais abaixo). 


Já sabe o que esperar do seu candidato nesta eleição? Conheça mais sobre sua cidade e veja o que ela precisa melhorar antes de dar o seu voto!


Neste ano, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios por todo o país.

Como medida de proteção contra a Covid-19 nas Eleições 2020, o TSE vai disponibilizar aos envolvidos equipamentos como álcool em gel, máscaras e viseiras plásticas. Segundo o Tribunal, foram arrecadadas de 30 empresas privadas 9 milhões de máscaras descartáveis, 100 mil litros de álcool em gel para os mesários, 2,1 milhões de marcadores de distanciamento no chão, 1,8 milhão de viseiras plásticas e 1 milhão de litros de álcool em gel para os eleitores.


via GIPHY

Orientações e medidas adotadas pelo TSE para prevenir a Covid-19 nas Eleições 2020

Sintomas

Eleitores que tiverem sintomas da doença no dia das eleições são orientados a não comparecer ao local de votação. A mesma medida serve para quem foi diagnosticado com a doença a partir do dia 2 de novembro, ou seja, duas semanas antes do pleito. 

Horário

Os idosos e demais pessoas do grupo de risco para a Covid-19 terão horário preferencial para votação: das 7h às 10h. Demais pessoas não serão proibidas de votar neste horário, mas a recomendação é a de que compareçam às sessões em outro momento. O TSE orienta a todos os eleitores que permaneçam no local de votação apenas durante o tempo necessário para votar.


Será que a sua cidade é realmente a ideal para você? Clique aqui para fazer nosso teste e descubra o melhor lugar para você morar!


Máscara facial

O uso de máscara para proteção do rosto será obrigatório em todas as seções eleitorais. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara no local de votação.

Os mesários também deverão usar viseiras plásticas (conhecidas como face shield) e trocar as máscaras faciais a cada quatro horas.

Distanciamento

As seções estarão preparadas com marcas de sinalização no chão para que os eleitores mantenham o distanciamento. Além disso, o TSE recomenda que os eleitores compareçam sozinhos aos locais de votação, sem acompanhantes, nem crianças. Nas salas, apenas uma pessoa será autorizada a entrar a cada vez.

Identificação

Os eleitores não deverão entregar o documento de identificação aos mesários, apenas mostrar à distância. O mesário irá ler o nome em voz alta e identificar o nome da pessoa no caderno de votação. O TSE recomenda também que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno.

Higienização

A recomendação do TSE é a de que os eleitores higienizem as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Além disso, álcool líquido será usado para higienização de superfícies. Ambos serão disponibilizados nas salas de votação. Os mesários terão unidades de álcool em gel específicas para eles.

Covid-19 nas Eleições 2020

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: