Quem tem Covid-19 precisa trocar de escova de dentes? Isso é o que sugere um conteúdo que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. A ideia seria a de que o vírus poderia ficar alojado nas cerdas e, ao fazer a escovação novamente, a pessoa correria o risco de reinfecção.

O Instituto de Longevidade MAG buscou a opinião de especialistas para esclarecer se o conteúdo dessa mensagem tem comprovação científica. Veja o que descobrimos:

Relação da Covid-19 e escova de dente é tema de mensagem viralizada em redes socaiis

Especialista explica se quem tem Covid-19 precisa trocar escova de dentes | Foto: Ingo Bartussek/Shutterstock

Covid-19 e escova de dentes: objeto não precisa ser trocado

O professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Giuseppe A. Romito, explica que não é necessário fazer a troca. O motivo é que a própria pasta de dentes utilizada na escovação já é capaz de eliminar o vírus da superfície da escova de dentes.

“Da mesma forma que no sabão, na pasta de dentes há princípios ativos para gerar espuma, o que elimina o vírus. Se a pessoa termina a escovação e lava a escova em água corrente, já é suficiente. É um processo semelhante ao de lavar as mãos”, explica.

Portanto, a troca da escova dental por pacientes com Covid-19 é uma medida não necessária. Além disso, se você se preocupa com a sua longevidade financeira, vai observar que a prática também não seria sustentável, tanto no viés econômico, quanto no ambiental. 

Conforme explica o especialista, a troca da escova de dentes continua sendo recomendada a cada três meses ou caso apresente sinais de desgaste nas cerdas.

Já como medida eficaz para prevenção da doença, é importante manter o uso da escova como individual. Segundo Romito, caso uma pessoa da família tenha sido diagnosticada com Covid-19, o ideal seria ter um banheiro individualizado. Porém, se isso não for possível, a recomendação é deixar a escova de dentes desse paciente em local separado das escovas de dentes de outros membros da família. Além disso, o creme dental, sabonete e toalhas também devem ser individualizados.


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro


Veja também:


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: