Por causa da rápida circulação de informações durante a crise do coronavírus, especialistas alertam que é preciso tomar muito cuidado com o que é divulgado, principalmente em relação às fake news. O próprio Ministério da Saúde vem publicando em seu portal, com o "selo Fake News", uma série de notícias desmentindo esses boatos e já disponibilizou um número de WhatsApp para tirar dúvidas da população. De acordo com a pasta, não se trata de um SAC, mas um canal para receber informações virais da população, apurar e responder oficialmente. O número é (61) 99289-4640.

Para ajudar você a se cuidar da forma certa, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon elaborou uma lista com mitos e verdades sobre o coronavírus.

13 mitos e verdades sobre o coronavírus

Qualquer pessoa pode ser infectada pelo coronavírus

Verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas de todas as idades e condições de saúde podem ser contaminadas pelo vírus.

Idosos são mais vulneráveis

Verdade.  Estudos preliminares sugerem que pessoas com mais de 65 anos podem ser mais suscetíveis ao vírus por dois motivos: menor capacidade de se recuperar de algumas doenças; e mudanças sofridas pelo sistema imunológico com o avanço da idade.

Crianças e jovens estão livres de riscos

Mito. A OMS já afirmou que existem crianças e jovens adultos entre os mortos pelo Covid-19. 

Pessoas com diabetes estão no grupo de risco

Verdade. Pessoas com diabetes se tornam mais vulneráveis quando contraem o vírus, assim como idosos, hipertensos e pessoas com doenças crônicas. 

Chá de abacate com hortelã previne o coronavírus

Mito. É preciso tomar cuidado com as informações veiculadas sobre supostas curas e medidas preventivas. De acordo com o CREMERJ, remédios caseiros, como chá de abacate com hortelã, whisky com mel e limão com bicarbonato, não previnem ou curam o coronavírus. Pelo contrário: além de não funcionar, podem até fazer mal à saúde.

Já existe cura em outros países

Mito. Muitos países estão na corrida para encontrar a cura para o coronavírus e começaram a fazer testes com vacinas, mas ainda não existe uma cura para a doença. 

A hidroxicloroquina pode ser usado no tratamento do Covid-19

Mito.  A Anvisa ainda não recomenda o uso de remédios com hidroxicloroquina e cloroquina no combate ao coronavírus. A agência liberou o uso da cloroquina apenas para pacientes hospitalizados e em estado grave, sempre seguindo o critério médico e com uma dosagem bem específica. Já no caso da hidroxicloroquina, a Anvisa aprovou o início de testes clínicos com a substância em pacientes com o coronavírus, mas ainda não liberou o seu uso para a população em geral.

Antibióticos não funcionam contra o Covid-19

Verdade. De acordo com a OMS, antibióticos não têm efeito contra vírus, apenas contra bactérias.

Lavar as mãos e usar álcool gel ajudam a combater o coronavírus

Verdade. Segundo o Ministério da Saúde, a infecção se dá pelo ar ou por meio de contato pessoal com secreções contaminadas. Dessa forma, a melhor maneira de se prevenir é mantendo bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel.

Todos devem usar máscara

Verdade. O uso das máscaras é obrigatório em locais públicos e privados enquanto durar a crise do coronavírus. Especialistas afirmam que, embora ofereçam proteção baixa, as máscaras caseiras ainda funcionam como barreira – caso sejam usadas de forma certa e combinadas com as outras medidas de proteção. O governo também reforçou o pedido de que as máscaras cirúrgicas ou N95 (aquelas que oferecem mais proteção) sejam deixadas para os profissionais de saúde. 

É possível fazer um autodiagnóstico para detectar a doença

Mito. Só é possível fazer um diagnóstico do coronavírus por meio de exames hospitalares.

Animais de estimação não transmitem o vírus

Verdade. A OMS garante que animais de estimação, como cachorros e gatos, não podem ser infectados pelo Covid-19 e, por isso, não podem transmiti-lo.

coronavírus

Crédito: Ivan Zelenin / shutterstock

O coronavírus não resiste à temperatura de 26ºC ou 27ºC

Mito. A temperatura normal do corpo humano é de 36º, por isso o vírus é capaz de resistir a temperaturas de 26ºC ou 27ºC. De acordo com a OMS, "o vírus responsável pela Covid-19 pode ser transmitido em todas as áreas, incluindo áreas com clima quente e úmido".

Beber água a cada 15 minutos elimina o vírus

Mito. Algumas mensagens circulando online afirmam que beber água a cada 15 minutos (não importa a quantidade) ajuda a levar o vírus até o estômago, onde é eliminado pelo suco gástrico. Especialistas em infectologia afirmam que essa informação é falsa e que beber água deixa o paciente hidratado, mas não cura a infecção. 

Enxaguante bucal combate o coronavírus 

Mito. Apesar de ter álcool em sua fórmula, o enxaguante bucal não pode ser usado no combate ao coronavírus. O mesmo acontece com bebidas alcoólicas. Especialistas explicam que quando uma pessoa está doente, o vírus fica dentro da célula, se multiplica e ataca outras células, não sofrendo nenhum efeito o álcool ingerido.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: